Tarifaço de Trump

Lula reage a interesse dos EUA em minerais: 'Aqui ninguém põe a mão'

Em evento em Minas Novas (MG), Lula disse que os recursos naturais são do povo e não serão negociados

(Foto: reprodução/CanalGov Youtube)
(Foto: reprodução/CanalGov Youtube)

A oito dias da entrada em vigor da tarifa de 50% imposta pelos EUA a produtos brasileiros, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) elevou o tom contra o interesse declarado da Casa Branca em minerais estratégicos do Brasil.

Em evento em Minas Novas (MG), Lula disse que os recursos naturais são do povo e não serão negociados.

“Temos todo o nosso petróleo para proteger, todo o nosso ouro para proteger, todos os minerais ricos que vocês querem para proteger. E aqui ninguém põe a mão, este país é do povo brasileiro”, disse o presidente, em referência direta ao governo dos EUA.

A fala é uma resposta ao encontro recente entre Gabriel Escobar, encarregado de negócios da embaixada americana no Brasil

E representantes do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram).

Na reunião, Escobar manifestou o interesse do governo Trump em firmar acordos para aquisição de minerais como lítio, nióbio e as chamadas terras raras.

Disputa por minerais críticos

Minerais estratégicos são essenciais para tecnologias como chips, baterias, armamentos e energia limpa.

“Embora o Brasil abrigue a segunda maior reserva de terras raras do mundo, o país responde por apenas 1% da produção global

O interesse de Donald Trump por esses recursos não se limita ao Brasil.

Em abril, o presidente americano fechou um acordo com a Ucrânia que prevê o fornecimento de terras raras em troca da ajuda militar enviada na guerra contra a Rússia.

Washington também busca firmar negociações semelhantes com a China.