O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou o Plano Safra de 2022, durante a cerimônia de abertura da 17ª edição da Bahia Farm Show, principal feira de tecnologia agrícola do Norte e Nordeste brasileiro. Evento acontece na Cidade de Luis Eduardo Magalhães, interior baiano, e o BPMoney acompanha o evento.
O presidente destacou a polarização política e ressaltou que o Plano Safra 2022/2023 foi o pior programa da história do Brasil.
“Vemos opositores que não querem aceitar os resultados das eleições. Eu resolvi disputar as eleições porque, quando eu deixei a presidência, éramos a sexta economia do mundo, agora somos a décima terceira. Tivemos no ano passado o pior Plano Safra da história deste país”, avalia Lula.
Lula defende que Eletrobras (ELET3) dê apoio a políticas públicas
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu ser indispensável que a Eletrobras (ELET3), mesmo privatizada, dê apoio operacional para a continuidade de políticas públicas relevantes para o Brasil, em documento enviado na véspera pela AGU (Advocacia-Geral da União) ao STF (Supremo Tribunal Federal). As informações são da Reuters.
O suporte operacional seria necessário enquanto não for concluída a transição dos programas para a ENBPar, empresa pública vinculada ao Ministério de Minas e Energia que assumirá as atividades da Eletrobras que não são passíveis de privatização, disse a AGU em comunicado na noite de segunda-feira.
O documento foi apresentado no âmbito da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) impetrada pelo governo, que busca que a União tenha participação no comando da empresa proporcional ao percentual de ações que detém após a privatização, de cerca de 43%.
Dentre programas relevantes, Lula citou o Luz para Todos e Mais Luz para a Amazônia, dentre outros, considerados pela União como essenciais para proporcionar o acesso e uso da energia elétrica pela população brasileira residente no meio rural e nos Estados da Amazônia Legal.