Eleições

Lula vence em todos os cenários para 2026, mostra Genial/Quaest

O levantamento faz parte da pesquisa, divulgada na segunda-feira passada (27), que mostrou uma reprovação maior do que aprovação para o governo, pela primeira vez

Lula
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) / Foto: Ricardo Stuckert/PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) venceria todos os candidatos, em primeiro e segundo turnos, se a eleição fosse hoje, apontou a pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta segunda-feira (3).

O levantamento faz parte da pesquisa, divulgada na segunda-feira passada (27), que mostrou uma reprovação maior do que aprovação para o governo, pela primeira vez. Mesmo assim, Lula venceria em todos os quatro cenários projetados para o primeiro turno e em todos os seis incluídos para o segundo turno.

O primeiro turno da pesquisa inclui Lula; o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos); o cantor Gusttavo Lima; o ex-ministro Ciro Gomes (PDT); o influenciador Pablo Marçal (PRTB); Eduardo Bolsonaro (PL); o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo); e o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União).

Confira os resultados de Lula para cada cenário

O primeiro cenário inclui Lula, com 30% das intenções de voto; Tarcísio (13%); Gusttavo Lima (12%); e Pablo Marçal (11%); Ciro Gomes (9%); além de Zema e Caiado, com 3% cada. Ainda, houve 5% de indecisos e 14% disseram que votariam em branco, nulo ou que não iriam votar.

Já o segundo cenário considera Eduardo Bolsonaro no lugar de Tarcísio. Nesta hipótese, Lula aparece com 28%; Marçal e Lima com 12% cada; Eduardo Bolsonaro (11%); Ciro Gomes (10%); seguido por Zema (5%); e Caiado (3%). Com 5% de indecisos e 14% de brancos, nulos ou que não vão votar.

No terceiro cenário, sem Tarcísio nem Eduardo Bolsonaro, Lula tem 32%; Marçal tem 14%; Gusttavo Lima aparece com 13%; seguido por Ciro Gomes, com 12%; Zema (5%); e caiado (4%). O cenário repete o número de indecisos e tem 16% que não votariam ou votariam branco e nulo.

O quarto cenário exclui, também, Marçal, e mostra o presidente atual com 33% dos votos; seguido por Gusttavo Lima (18%); Ciro Gomes (13%); Zema (8%); e Caiado (4%). Os indecisos são 5% e 19% dizem que votariam em branco, nulo ou que não iriam votar.

Nos cenários para segundo turno, Lula também venceria de todos os candidatos, com percentuais que variam entre 41% e 45%.