O empresário e influenciador Pablo Marçal (PRTB) anunciou na quarta-feira (8) que será candidato à presidência em 2026 pelo PRTB, partido que atualmente faz parte, as informações foram apuradas pelo portal Exame.
“Serei candidato a presidente pelo PRTB em 2026. O empreendedorismo é a chave para libertar o nosso povo e fomentar o desenvolvimento econômico”, afirmou em nota.
Marçal ainda informou que o partido mudará de nome, passando a se chamar Brasileiro. Em 2022, o influenciador chegou a lançar oficialmente sua candidatura, mas teve seu pleito impugnado pela Justiça Eleitoral.
Posteriormente, concorreu a deputado federal. Mesmo eleito, nunca chegou a tomar posse devido a decisões desfavoráveis do STE (Supremo Tribunal Eleitoral).
Relembre trajetória política de Marçal
Derrotado no primeiro turno da eleição para prefeitura de São Paulo, milionário teve destaque pelo estilo jocoso e bélico, angariando 1,7 milhões de votos. Após a eleição, dialogou com outras siglas como o União Brasil e Podemos, mas permaneceu no PRTB.
Durante a corrida, foram abertas várias denuncias e pedidos de caráter criminal sobre difamação, agressão e calunia pelos outros candidatos. Há nove pedidos somente já justiça eleitoral do estado de São Paulo.
Caso mais emblemático foi a divulgação de laudo falso que acusava Guilherme Boulos (PSOL), de procurar uma unidade de saúde por suposto uso de cocaína. A falsidade do documento foi comprovada rapidamente.
Empresário é o segundo nome “midiático” a anunciar pré-candidatura à presidência. Na semana passada, o cantor sertanejo Gusttavo Lima revelou intenção em disputar o cargo, recebendo ligação de Marçal sobre apoio na empreitada política
Marçal diz para Bolsonaro ‘tocar a vida’ e lutar para ser elegível em 2026
O empresário Pablo Marçal (PRTB) publicou um vídeo em que responde as críticas que Jair Bolsonaro (PL) destinou a ele. Marçal disse para Bolsonaro “seguir a vida” e “lutar para ser elegível para disputar a eleição” de 2026.
“Cê tem meu respeito, curto você, fica ‘de boa’. Seu problema não é comigo não, é com o STF. Você tem que ser elegível pra disputar a eleição. Luta por isso e eu vou estar torcendo por você, você sabe disso. Mas não fica vindo pra cima de mim porque nós não somos do mesmo partido, eu não devo satisfação para você. Cuida da sua vida, cara. Não tenta ser o malvadão para cima de mim não, porque eu sou uma pessoa boa”, disse Marçal.
“Toca a sua vida, eu já vi que tem todos os bolsonaristas querendo se levantar contra mim. Eu estou ‘de boa’ eu vou fazer o que eu tenho que fazer aqui e em 2026 ‘nois’ vê’”, completou.