Política

Marina Silva assumirá Meio Ambiente e organiza pasta, diz jornal

Marina Silva se reúne com o gabinete de transição de governo nesta terça

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) decidiu ‘bancar’ Marina Silva (Rede Sustentabilidade) no Ministério do Meio Ambiente, apesar de pressões do partido, de acordo com fontes que informaram o jornal “Valor Econômico”. Nesta terça-feira (27), Marina Silva se reúne com o gabinete de transição de governo.

A deputada federal por São Paulo ainda não foi oficializada no cargo, mas já atua internamente para organizar a estrutura da pasta que deve assumir. 

A ambientalista chegou a ser cotada para assumir outro cargo relacionado à área, e a senadora Simone Tebet (MDB-MS) poderia assumir o Meio Ambiente. No entanto, houve resistência de ambos os lados. De acordo com uma publicação do jornal “Folha de S. Paulo”, Lula chegou a convocar a senadora para o cargo, mas recebeu uma negativa.

Tebet no Planejamento abre espaço para Marina no Meio Ambiente

Com Tebet indo para o Planejamento, o caminho de Marina Silva para o Meio Ambiente ficou mais livre. A ambientalista já havia afirmado que iria para o governo apenas se fosse tocar a pasta. 

A senadora, no entanto, sinalizou a aliados que só irá assumir o ministério do Planejamento caso a pasta esteja ”turbinada” com bancos públicos como Banco do Brasil (BBAS3) e Caixa Econômica Federal. Atualmente, essas estatais estão sob o guarda-chuva do futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT). 

As tratativas estão sendo feitas entre Alexandre Padilha (PT), futuro ministro das Relações Institucionais, e Baleia Rossi, presidente do MBD. 

Aliados de Tebet ainda pedem que o PPI (Plano de Parceira Público Privada) seja migrado da Casa Civil, que será comandada por Rui Costa (PT), para o Planejamento.

Assim como Marina Silva, Tebet apoiou Lula no segundo turno das eleições presidenciais de 2022. Para tanto, esperava um Ministério. O Planejamento parece ser, no momento, uma das únicas pastas que sobraram para a senadora do MDB.