Regulação das plataformas

Musk questiona Moraes sobre "censura do Brasil" no X

Pergunta do empresário em post feito por Moraes em janeiro já obteve mais de 2,6 milhões de visualizações e 81 mil curtidas

Elon Musk
Elon Musk / Foto: reprodução/Ministério das Comunicações

O dono do X (antigo Twitter), Elon Musk, questionou o ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes, através da rede social, sobre o porquê de haver “tanta censura no Brasil”.

A pergunta foi feita nos comentários de uma publicação de Moraes feita no dia 11 de janeiro, em que o ministro parabeniza o ex-ministro da Corte Ricardo Lewandowski pelo cargo de ministro da Justiça e Segurança Pública.

O post de resposta já obteve mais de 2,6 milhões de visualizações, 81 mil curtidas e 16 mil repostagens. A palavra “censura” está nos ‘assuntos do momento’ da rede social desde então.

Em meio às respostas de apoio ao questionamento de Musk, nomes de deputados federais como Eduardo Bolsonaro (PL) e Marcel van Hatten (Novo) demonstraram apoio à acusação do empresário contra Moraes.

A indagação de Elon Musk acontece poucos dias depois do jornalista norte-americano Michael Shellenberger acusar Alexandre de Moraes de ameaçar a democracia no Brasil e reprimir a liberdade de expressão.

Não é a primeira vez que o dono do X se manifesta em relação a Moraes. Em janeiro, em resposta a uma publicação do jornalista Glenn Greenwald, na qual afirma que o “regime de censura no Brasil está crescendo rapidamente”, Musk acusou o ministro de impor censura ao determinar bloqueio de contas.

No início da semana, vazou na plataforma uma série de e-mails de diretores e consultores jurídicos da empresa que relatavam pedidos do MP (Ministério Público) para a retirada de fake news ligadas à pandemia e pedidos do STF para obter informações de pessoas que impulsionam hashtags que pediam a prisão do ministro Luís Roberto Barroso.

O vazamento aconteceu semanas depois que o TSE (Tribunal Superior Eleitoral), aprovou uma resolução que obriga que as redes sociais adotem medidas para limitar a circulação de notícias falsas ou descontextualizadas durante as eleições.

Lula e Janja criticam Musk; primeira-dama diz que vai processar X

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, criticaram Elon Musk, dono da rede social X (ex-Twitter), e defenderam a regulação das redes sociais, uma semana após a conta de Janja ter tido sua conta hackeada no X.

Durante entrevista no programa semanal “Conversa com o Presidente”, em dezembro, Lula criticou a lentidão da empresa para resolver o problema. Janja teve a conta invadida por hackers que fizeram postagens misóginas e ofensivas contra ela, Lula e o ministro Alexandre de Moraes.

A primeira-dama completou dizendo que iria processar Elon Musk.

O empresário rebateu, dizendo que “não estava claro como alguém adivinhar a senha dela é nossa responsabilidade”.

Em nota, a primeira-dama respondeu ao comentário, e criticou Musk pelo “tom irônico” e por minimizar “acontecimento grave que não atinge só a mim, mas sim a milhares de mulheres dentro da sua plataforma todos os dias”.