Política

Paraná Pesquisas: Bolsonaro tem 39% contra 33% de Lula em SP

Bolsonaro também lidera no cenário espontâneo, segundo Paraná Pesquisas

O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece à frente do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo Instituto Paraná Pesquisas, divulgada nesta sexta-feira (9), o atual chefe de Estado tem 39% das intenções de voto contra 33% do petista em São Paulo.

Os números do Paraná Pesquisas demonstram estabilidade em relação ao último levantamento, realizado na penúltima semana de agosto, com variação dentro da margem de erro. Na ocasião, Bolsonaro tinha 40,3% das intenções de voto, e Lula, 35,5%.

Ainda de acordo com o levantamento, Ciro Gomes (PDT) tem 8% das intenções de voto no estado de São Paulo. Simone Tebet (MDB) vem em seguida, com 6,6%%. 

Outros candidatos, como Pablo Marçal, Felipe D’Ávila, Vera Lúcia, Léo Péricles, Soraya Thornicke, Eymael e Sofia Manzano, tiveram pontuação abaixo de 1% ou não pontuaram.

Entre os entrevistados, 6,6% afirmaram que votariam nulo, branco ou em nenhum dos candidatos. Outros 4,7% não sabem ou não responderam ao questionamento.

O resultado da apuração corresponde ao cenário estimulado, quando os pesquisadores apresentam ao eleitor uma lista de candidatos.

Paraná Pesquisas: Bolsonaro também lidera no cenário espontâneo 

No cenário espontâneo, quando não é apresentada uma lista de candidatos ao eleitor, a maior parte dos entrevistados, 30,5%, afirmou que votaria no atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro. Lula, por sua vez, figurou com 25,3%.

Ciro Gomes e Simone Tebet ficaram empatados com 4,0% e 3,2%, respectivamente. Os demais candidatos não pontuaram acima de 1%.

Entre os entrevistados, 6,1% afirmaram que votariam nulo, branco ou em nenhum dos candidatos. Outros 29,8% não sabem ou não responderam ao questionamento. 

O questionário do Paraná Pesquisas foi aplicado em 1.880 eleitores, em 76 municípios do estado de São Paulo, entre os dias 4 e 8 de setembro de 2022. O nível de confiança é de 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2,3 pontos percentuais para os resultados gerais. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral sob o n.º BR-09779/2022.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile