Política

Pesquisa IDEIA: Lula tem 52% dos votos válidos, e Bolsonaro 48%

Como a margem de erro da pesquisa IDEIA é de três pp para mais ou para menos, o cenário é considerado empate técnico

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 52% dos votos válidos, e o presidente Jair Bolsonaro (PL), 48%, segundo a pesquisa IDEIA, divulgada nesta quinta-feira (20). Neste cenário, os votos brancos e nulos não são considerados. 

Como a margem de erro da pesquisa IDEIA é de três pontos percentuais para mais ou para menos, o cenário é considerado um empate técnico. O petista tem entre 49% e 55% dos votos válidos, enquanto que Bolsonaro oscila entre 45% e 51%.

Nos votos totais, o petista aparece com 50%, e Bolsonaro tem 46%. As pessoas que não sabem são 2%, brancos e nulos somam outros 2%. 

Já no cenário espontâneo, quando não são indicados os nomes dos canditados, o petista tem os mesmos 50%, e o atual presidente, 44%.

Pesquisa IDEIA: Bolsonaro lidera em mais regiões

Levando em conta o histórico de simulação de segundo turno entre Lula e Bolsonaro, é uma das distâncias mais estreitas entre os dois. O destaque do levantamento fica por conta da diminuição dos indecisos, que chegou a 2%.

No maior colégio eleitoral do país, o Sudeste, Bolsonaro tem vantagem sobre Lula (53% a 45%). O candidato à reeleição lidera em outras três regiões: Norte (47% a 46%), Sul (53% a 43%) e Centro-Oeste (52% a 37%). Lula está à frente em uma região, o Nordeste, com 67% a 28% das intenções de voto.

No primeiro turno, Bolsonaro saiu vitorioso nessas mesmas regiões em que ele lidera no segundo turno, assim como o petista. O segundo turno ocorre no próximo dia 30 de outubro, último domingo do mês. 

Para a pesquisa IDEIA, foram realizadas entrevistas  com 1.500 eleitores, por telefone, entre os dias 14 e 19 de outubro, e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob número BR-00053/2022. O nível de confiança é de 95%.  

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile