Um levantamento realizado pelo banco de investimento Modalmais com o instituto Futura de Inteligência foi divulgado nesta quinta-feira (26), apontando uma diminuição da vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para o presidente Jair Bolsonaro (PL).
Leia também: XP anuncia compra do Banco Modal
Segundo o portal Metrópoles, nas pesquisas estimuladas feitas pelo instituto em abril e em maio, o petista aparece, respectivamente, com 41,1% e 41% das intenções de voto. Já o atual mandatário subiu de 35,3%, em abril, para 36% em maio.
Vale ressaltar que o levantamento foi realizado entre os dias 16 e 19 de maio, antes do anúncio do ex-governador de São Paulo, João Dória, que retirou sua pré-candidatura para a presidência.
A pesquisa foi realizada com cerca de 2.000 entrevistas, com margem de erro de 2,2 pontos percentuais para mais ou para menos e confiabilidade de 95%.
Completando a pesquisa, aparecem Ciro Gomes (PDT), que pontuou 5,6%; Doria, com 2,5%; André Janones (Avante), com 2,4%; Simone Tebet (MDB), 0,9%; Luiz Felipe D’Ávila (Novo), 0,4%; e Vera Lúcia (PSTU) e Leonardo Pericles (UP), empatados em 0,2%.
Já as citações a Luciano Bivar (União Brasil) e José Maria Eymael (DC) não foram consideráveis e os que não souberam ou não responderam somaram 5,2% e brancos e nulos, 5,6%.
E como fica o segundo turno?
A pesquisa também avaliou os cenários para o segundo turno, no cenário de uma disputa entre Lula contra Jair Bolsonaro, o petista ainda continua em vantagem, Lula tem 49% dos votos e Bolsonaro 40,08%.