O PL (Partido Liberal), sigla do ex-presidente Jair Bolsonaro, foi o que mais emplacou vitórias nas eleições municipais já no primeiro turno.
A conta leva em consideraçao o “G-103” – grupo dos 103 municípios em que existe a possibilidade de haver segundo turno.
A legenda garantiu 10 prefeitos nas 50 cidades com mais de 200 mil eleitores que já definiram a chapa que comandará o Poder Executivo local pelos próximos 4 anos.
O PL ficou à frente do União Brasil e Progressistas por 3 vitórias a mais. Já em relação ao PSD, que ocupada a terceira posição do ranking, foram quatro vitórias a mais e nada menos do que o dobro do número conquistado pelo MDB.
O PT (Partido dos Trabalhadores), sigla do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, só reelegeu dois prefeitos nessas grandes cidades até o momento: Marília, em Contagem (MG), e Margarida Salomão, em Juiz de Fora (MG).
PL de Bolsonaro pode ampliar vantagem sobre outros partidos no 2º turno
O bom resultado conquistado no domingo (6) pode se tornar ainda melhor, já que o PL pode crescer ainda mais no segundo turno das eleições. O partido tem candidatos em disputas em outros 23 localidades.
Em 12 delas, inclusive, o partido larga na frente da disputa − inclusive as capitais Aracaju (SE), com Emília Correa (PL); Belo Horizonte, com Bruno Engler; Goiânia (GO), com Fred Rodrigues; Fortaleza (CE), André Fernandes; e Palmas (TO), com Janad Valcari. O que torna o PL também a sigla com mais chances de êxito nas grandes cidades em segundo turno.
Em seguida, vêm PT, com 13 representantes; União Brasil, com 11; e PSD e MDB, cada um com 10 candidatos com possibilidade de vitória na corrida às urnas em 27 de outubro.