O presidente do Fed (Federal Reserve), Jerome Powell, defendeu nesta terça-feira, (22) que os grandes bancos precisam ter liberdade para competir entre si e com instituições não-bancárias, ao mesmo tempo em que precisam ser bem capitalizados e gerenciar bem os seus riscos.
Powell falou ainda sobre a importância da supervisão e regulação para o setor financeiro, elogiando o trabalho da vice-presidente de Supervisão do Fed, Michelle Bowman, em discurso preparado para a Conferência sobre a Revisão Integrada do Quadro de Capital para Grandes Bancos.
Bowman ainda deve falar no mesmo evento nesta tarde.
O presidente do BC americano estava impedido de comentar sobre política monetária ou macroeconomia, devido ao período de silêncio em antecipação à decisão de juros na próxima semana.
Powell é encaminhado ao Departamento de Justiça dos EUA
A representante dos EUA, Anna Paulina Luna encaminhou formalmente o presidente do Fed (Federal Reserve), Jerome Powell, ao Departamento de Justiça para investigação criminal por supostamente enganar o Congresso sobre um projeto de renovação financiado pelos contribuintes.
A republicana do estado da Flórida acusou Powell de fazer “alegações materialmente falsas” durante seu depoimento em 25 de junho de 2025.
Em uma publicação no X, Luna afirmou: “O presidente Powell enganou conscientemente tanto o Congresso quanto funcionários do poder executivo sobre a verdadeira natureza de um projeto financiado pelos contribuintes. Mentir sob juramento é uma ofensa grave – especialmente de alguém encarregado de supervisionar nosso sistema monetário e a confiança pública.”