Ícone do site BPMoney

Prates: aliados do governo minimizam demissão

Jean Paul Prates, ex-presidente da Petrobras, ao lado do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva

Jean Paul Prates, ex-presidente da Petrobras, ao lado do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva / Foto: Ricardo Stuckert

Aliados do governo Lula minimizaram a demissão de Jean Paul Prates do comando da Petrobras (PETR3;PETR4). A presidente do PT, deputada Gleisi Hoffmann (PR), disse que já existia “muita discussão” quanto à permanência de Prates.

content amp

“Deu uma acalmada, né. Surpresa não, sempre teve muita discussão ali. Sempre teve muita discussão em torno do nome do Jean Paul, tinham divergências. Acho que o presidente estava descontente com alguma coisa”, disse.

content amp

O líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT-CE), afirmou que saídas da presidência da empresa são “rotina” e que, inclusive, aconteceram com frquência durante o governo de Jair Bolsonaro.

content amp

A demissão de Prates foi anunciada na noite de terça-feira (15). O ex-líder da Petrobras (PETR3;PETR4) afirmou que sua função foi interrompida de forma prematura. 

content amp

“Minha missão foi precocemente abreviada na presença regozijada de Alexandre Silveira e Rui Costa. Não creio que haja chance de reconsideração”, afirmou.

content amp

Prates compartilhou em uma mensagem a amigos, obtida pela Reuters, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva solicitou sua renúncia ao cargo, sugerindo que “deveria nomear Magda”. 

content amp

Ele também mencionou que os ministros de Minas e Energia e da Casa Civil, Rui Costa, estavam favoráveis à sua saída.

content amp

A saída de Prates já repercute no pós-mercado nos EUA. O impacto foi negativo nas ações da petroleira no mercado pós-fechamento da bolsa de Nova York, levando em consideração os riscos para a governança mencionados por analistas.

content amp

Em um comunicado subsequente relevante, a Petrobras informou que o Ministério de Minas e Energia expressou a intenção de nomear Magda Chambriard, ex-diretora-geral da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), como sucessora de Prates.

Sair da versão mobile