Taxação dos super-ricos

PT defende projeto do IR e pesquisa mostra amplo apoio

Vídeo lançado pelo PT reforça defesa do projeto que aumenta isenção do IR e promove taxação dos super-ricos, e pesquisa corrobora discurso

Foto: Reprodução redes sociais
Foto: Reprodução redes sociais

No mesmo dia em que foi divulgada uma pesquisa sobre a aceitação do projeto que aumenta a faixa de isenção do Imposto de Renda, com a taxação dos chamados “super-ricos”, o PT (Partido dos Trabalhadores) lança, em suas redes sociais, um novo vídeo da campanha que defende a aprovação da proposta.

O projeto, que aumenta a isenção para quem ganha até R$ 5 mil reais, foi aprovado no último dia 16 em uma comissão especial, e deve ser apreciado no plenário da Câmara dos Deputados no início do mês de agosto.

Segundo o site Poder360, que teve acesso ao vídeo, a peça criada pelo PT e que está sendo veiculada nesta quinta-feira (24) promove a transição de uma realidade criada com inteligência artificial.

O vídeo começa mostrando os que ganham mais em jatinhos, mansões e iates, e passa depois para uma cena em que um homem que aparece carregando a classe mais rica “nas costas”.

“Quer saber mais? Ninguém precisa de inteligência artificial para saber como essa situação é injusta e precisa mudar. Reforma da renda do governo Lula. Com coragem, com justiça, com povo”, diz o homem no vídeo.

Ao final do vídeo, é apresentado um grupo de pessoas segurando sacos escritos “imposto”.

A peça volta a defender o mote “taxação BBB –bilionários, bancos e bets”, e pede por “justiça histórica” e “justiça de verdade” para que os mais ricos paguem carga maior de impostos de modo a compensar a perda de receita com isenções, além de contribuir com o objetivo de equilibrar as contas públicas.

A aposta do PT em vídeos produzidos com IA começou após o Congresso Nacional derrubar o decreto que aumentava a alíquota do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras).

A legenda avaliou positivamente o alcance das publicações, que ampliaram o debate sobre o tema da “justiça tributária” nas redes.

A repercussão levou também partidos da oposição e do centro a entrarem na disputa narrativa. Eles passaram a publicar vídeos em que responsabilizam os gastos do governo federal pela crise fiscal enfrentada pelo país.

Pesquisa revela que população quer justiça social

Apesar da contraofensiva da oposição, o discurso de taxação de super-ricos que vem sendo repetido à exaustão por dirigentes e parlamentares petistas, e até pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, encontra respaldo em sondagens feitas junto à população.

Um levantamento realizado pela Nexus Pesquisa e Inteligência de Dados e divulgado hoje mostra que a maior parte da população acredita que quem tem mais renda deveria pagar mais impostos.

Segundo a Nexus, 62% dos brasileiros dizem acreditar que a política econômica deve ser conduzida pela busca da justiça social.

Um número maior de entrevistados, 71%, são favoráveis à isenção de Imposto de Renda (IR) para quem ganha até R$ 5 mil por mês, enquanto apenas 24% se dizem contrários.

Embora a população tenha se mostrado favorável ao projeto do Imposto de Renda, os entrevistados pela Nexus ainda veem o governo Lula com olhos mais críticos do que elogiosos.

A pesquisa mostra que o governo Lula é avaliado com 29% de ótimo/bom, 29% de regular e 39% de ruim/péssimo (3% não souberam responder).

Já sobre a forma do presidente Lula governar, 44% a aprovam, enquanto 50% desaprovam (7% não souberam ou quiseram responder).