Política

PT aciona TCU e pede investigação de Bolsonaro por motociatas

PT pede que Bolsonaro seja investigado por suposto uso indevido de dinheiro público em motociatas

O PT acionou o TCU (Tribunal de Contas da União) nesta terça-feira (25) e pediu que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seja investigado por suposto uso indevido do dinheiro público durante motociatas com apoiadores, que ocorreram ao longo dos seus quatro anos de mandato.

“Queremos a imediata investigação contra Bolsonaro por utilizar de forma irregular o cartão corporativo, utilizando dinheiro público para promover um crime eleitoral, campanha antecipada através das motociatas”, afirmou o deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), que assinou a representação da sigla.

“Queremos pedir imediata investigação de Bolsonaro por crime eleitoral e por corrupção, por utilizar dinheiro público na campanha eleitoral”, completou.

De acordo com o PT, a ação está se baseando em uma reportagem do jornal “O Estado de S. Paulo”, que, a partir de dados coletados pela agência “Fiquem Sabendo”, publicou que as motociatas de Bolsonaro foram financiadas com o cartão corporativo da Presidência da República.

Lula diz que Brasil irá restabelecer relações com a Venezuela

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciou na última segunda-feira (23) que o Brasil irá restabelecer as relações diplomáticas com a Venezuela, interrompidas no governo Jair Bolsonaro (PL).

“Vamos restabelecer a relação civilizada entre dois Estados autônomos, livres e independentes. A Venezuela vai ser tratada como todos os países querem. Se eu puder, serei um construtor da paz [sobre Cuba e Venezuela]”, afirmou Lula.

O petista ainda criticou o fato de vários países terem reconhecido Juan Guaidó como presidente interino da Venezuela após sua autoproclamação.

“Fizeram uma coisa abominável com a democracia que foi reconhecer o Guaidó presidente da Venezuela. A autodeterminação dos povos deve ser respeitada. Assim como sou contra a ocupação territorial russa na Ucrânia, estou contra as ingerências na Venezuela”, disse Lula.

Lula realiza primeiro compromisso internacional de sua agenda

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cumpre, ao longo dessa semana, sua primeira agenda internacional. No último domingo (22), o mandatário viajou para a Argentina, onde participou do encontro da Comunidade de Estados Latino-Americanos e Caribenhos (Celac).

Lula teve encontros bilaterais com o presidente argentino, Alberto Fernández, na última segunda-feira (23). Nesta quarta-feira (25), o petista irá se encontrar com o presidente do Uruguai, Lacalle Pou, em Montevidéu.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile