O presidente da Rússia, Vladimir Putin, declarou nesta quinta-feira (5) que a Rússia quer que Kamala Harris vença a eleição presidencial nos EUA. Ele chegou a dizer que achava a risada de Kamala “contagiante” e que isso já era motivo para preferi-la a Donald Trump.
Putin fez o comentário irônico um dia após o Departamento de Justiça dos EUA acusar dois executivos de mídia russa por um suposto esquema ilegal para influenciar a eleição de novembro com propaganda pró-Rússia.
Antes de Joe Biden, atual presidente dos EUA, se retirar da disputa eleitoral, Putin havia dito, no início deste ano, que preferia Biden a Trump, pois o primeiro era um político da “velha guarda”, mais previsível, de acordo com informações do “InfoMoney”.
As agências de inteligência dos EUA acreditam que Moscou, na verdade, quer que Trump vença, pois ele estaria menos comprometido em apoiar a Ucrânia na guerra contra a Rússia.
Ao ser perguntado sobre como observava a eleição atualmente, Putin disse, em um fórum econômico no extremo leste da Rússia, que essa é uma escolha da população dos EUA. Ele também acrescentou que, como Biden recomendou que seus partidários apoiassem Kamala, “nós faremos o mesmo, nós a apoiaremos”.
Biden chama Zelensky de “Presidente Putin” em cúpula da Otan
O presidente dos EUA, Joe Biden, acidentalmente apresentou o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky como “presidente Putin” em uma gafe que deve elevar as preocupações sobre sua capacidade mental, ameaçando prejudicar sua campanha presidencial.
Biden cometeu o erro durante a cerimônia no último dia da cúpula da Otan ao lado de Zelensky. A gafe aconteceu uma hora antes de uma rara coletiva de imprensa de Biden, considerada “decisiva” para sua campanha, já que o número de doadores e aliados políticos que pedem para ele desistir da campanha cresce cada vez mais.
Após suas observações iniciais, Biden deu a palavra para Zelensky com a declaração: “Agora eu quero passar a palavra ao presidente da Ucrânia, que tem tanta coragem quanto determinação. Senhoras e senhores, Presidente Putin!”.
“Estou melhor”, declarou Zelensky, apertando a mão de Biden. “Você está muito melhor”, afirmou Biden.