A Pesquisa da Quaest, que foi divulgada nesta quarta-feira (31), mostrou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 12 pontos de diferença para o presidente Jair Bolsonaro (PL), tanto no cenário principal como no estimulado, quando os entrevistados escolhem a partir de uma lista de candidatos.
Enquanto Lula possui 44% das intenções de voto, o atual presidente possui 32% delas. O levantamento tem uma margem erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Ciro Gomes (PDT) e Simone Tebet (MDB) aparecem em seguida, com 8% e 3% das intenções de voto, respectivamente. Vera Lúcia (PSTU) e Felipe D’ávila (Novo) são os próximos, com 1% das intenções de voto cada. Nesta nova rodada de pesquisa, foi incluído o nome do ex-deputado federal Roberto Jefferson (PTB) e do empresário Pablo Marçal (Pros), tornando-a não comparável com a anterior.
Na última pesquisa da Genial/Quaest, divulgada em 17 agosto, o ex-presidente Lula, 45%, também tinha 12 pontos à frente de Bolsonaro, 33%. Enquanto Ciro registrava 6% das intenções de voto, e Tebet, com 3%.
2.000 pessoas foram entrevistadas entre os dia 25 e 28 de agosto. O índice de confiança da pesquisa, que foi registrada no TSE e custou R$ 139.005,86, é de 95%. Além disso, vale informar que o periodo de realização da mesma
Primeiro turno
A pesquisa estimulada mostra uma vantagem de 12 pontos de Lula sobre Bolsonaro. Já a pesquisa espontânea, mostra vantagem de 7 pontos, o petista lidera, atualmente, com 32%, antes tinha 33%, quando o atual presidente tem 25%, era 27% no dia 17 de agosto.
Segundo turno
Em relação ao segundo turno, a vantagem de Lula é ainda maior em relação ao atual presidente, de 14 pontos.