Os rendimentos de fundos de investimentos imobiliários (FIIs) continuarão isentos dos impostos. No texto original da reforma tributária, enviada pelo governo federal à Câmara dos Deputados no dia 25 de junho, estava prevista uma taxação de 15%. Segundo o Poder 360, o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente Arthur Lira (PP) estão de acordo com a alteração.
Se o texto enviado pelo governo fosse aprovado da forma como está, as novas regras de tributação sobre FIIs valeriam para cotas negociadas em bolsa a partir de 2022. A mudança será divulgada nesta semana, no novo relatório que está sendo elaborado pelo deputado Celso Sabino (PSDB-PA).
Com isso, a Receita Federal deve deixar de arrecadar cerca de R$ 850 milhões de impostos por ano. Agora, a decisão de Guedes e Lira libera cerca de 1,5 milhão de investidores que migraram da Caderneta de Poupança há alguns anos para os FIIs.
Os FIIs bancam loteamentos de classe média e obras em todo o país. Vale salientar que essa classe de ativos já é tributada em 20% se houver ganho de capital pela valorização das cotas através de suas vendas atualmente.