Política

'Solução não está no autoritarismo’, afirma Pacheco

Presidente do senado fez críticas aos “arroubos antidemocráticos” e pediu diálogo entre os Poderes

O presidente do Senado Federal, Rodrigo Pacheco (DEM), afirmou que “há uma crise real” no Brasil, que precisa ser atacada, e que “a solução não está no autoritarismo” e em “arroubos antidemocráticos”. A declaração ocorreu nesta quarta-feira (8), um dia após manifestações a favor e contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) em diversas capitais do país.

Bolsonaro participou de protestos na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e na Avenida Paulista, em São Paulo. 

Em suas falas, o presidente elevou o tom contra o Supremo Tribunal Federal (STF), principalmente contra o ministro Alexandre de Moraes. Bolsonaro também criticou o atual sistema eleitoral e voltou a defender o voto impresso.

O pronunciamento de Pacheco foi divulgado após os presidentes da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP), e do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, se manifestarem sobre o assunto. Em sua fala, o senador não citou Bolsonaro e cobrou diálogo e harmonia entre os Três Poderes.

“Uma crise real que nós vivemos e que nós temos que dar solução a ela. Essa solução não está no autoritarismo. Não está nos arroubos antidemocráticos, não está em questionar a democracia. Essa solução está na maturidade política dos poderes constituídos de se entenderem, de buscarem as convergências para aquilo que verdadeiramente interessa ao brasileiros”, continuou.