O Governador de SP, Tarcísio de Freitas, afirmou neste domingo (15) que planeja disputar as eleições de 2026 como candidato à reeleição para governador do estado. O depoimento foi dado no programa Canal Livre da Band.
“ Nós temos projetos muito interessantes para entregar em 28, 29 e 30 “, como ministro da infraestrutura do Governo Bolsonaro, Tarcísio aparenta querer fazer jus a sua função no último governo com projetos estruturantes para o estado. Segundo ele, esse é o principal motivador para sua permanência no estado. “Eu sou muito fiel àqueles que me elegeram “, afirma.
Mesmo com foco no contexto estadual, o político destacou a importância de articular a centro-direita em torno de um nome forte para a próxima disputa presidencial. Mantendo o discurso de liderança de Jair Bolsonaro como candidato à presidência para a próxima eleição, Tarcisio ainda falou que outro nome pode surgir com a benção do líder do espectro político.
Declarações são feitas em meio a crise
As falas do governador surgem em meio a cobertura da prisão do general Walter Braga Netto, conhecido aliado de Bolsonaro, pela Polícia Federal no sábado (14). O político reforçou seu compromisso com a articulação do grupo do ex-presidente.
Mesmo inelegível até 2030, por condenações eleitorais, o dirigente do maior estado do país alega a necessidade da direita colher pequenas vitórias através de coalizões, como ocorreu na disputa das eleições municipais deste ano, em 2024.
Evitar o isolamento político é o caminho mais rápido para a permanência do campo conservador no poder. Eu vou buscar a reeleição e trabalhar para que São Paulo entregue o máximo para esse candidato que representa o campo da centro-direita em 26”,salientou.
Com o desgaste na pandemia do governo bolsonarista, parte do eleitorado centrista se afastou da figura do último mandatário. Agora é necessário marcar presença nas negociações com os partidos no congresso nacional, “De nada adianta a direita se isolar e perder.”