Eleições EUA

Tarcísio: eleição de Trump é 'vitória do conservadorismo e liberdade'

"Olhamos para os EUA com esperança ao ver o movimento conservador superar um dos seus obstáculos mais desafiadores”, disse o governador

Tarcísio de Freitas
Foto: Pablo Jacob / Governo do Estado de SP

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, comentou com empolgação a vitória de Donald Trump nas eleições dos EUA. Tarcísio falou em “vitória do conservadorismo e da liberdade”.

“Começamos o dia celebrando a vitória do conservadorismo, do patriotismo, da prosperidade, da liberdade. Olhamos para os Estados Unidos com esperança ao ver o movimento conservador superar um dos seus obstáculos mais desafiadores”, escreveu o governador paulista.

Em uma outra mensagem, mais cedo, no Instagram, Tarcísio já havia se manifestado sobre a vitória de Donald Trump. 

“A eleição que se anunciava dura acabou sendo relativamente folgada. O que esperar? Mais apreço pela liberdade, sobretudo de expressão, uma economia mais forte, com menos impostos, uma outra visão acerca da América Latina, uma postura diferente em relação às disputas comerciais, que podem virar oportunidades para nós, se bem lidas e aproveitadas”, escreveu o governador de São Paulo. 

Lula parabeniza Trump: “democracia deve ser respeitada”

O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT) parabenizou, por meio de postagem no X, antigo Twitter, Donald Trump pela vitória nas eleições dos EUA. Lula desejou “sorte e sucesso” ao republicano e reiterou que “a voz do povo deve ser sempre respeitada”.

O empresário derrotou a vice-presidente democrata Kamala Harris, que tinha apoio do atual presidente americano Joe Biden – que venceu Trump na última eleição. O republicano retorna agora com o senador de Ohio J.D. Vance como vice-presidente.

Antes menos do martelo ser batido em relação à vitória de Trump, outros chefes de Estado se pronunciaram. O primeiro-ministro do Reino Unido, Keir Starmer, parabenizou Trump, depois que o ex-presidente se declarou vitorioso na eleição presidencial dos EUA, e disse que está ansioso para trabalhar com ele.

O primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, disse que espera renovar sua colaboração com o republicano para fortalecer a “parceria global e estratégica abrangente” entre os países.

O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, parabenizou Trump por sua vitória “impressionante”. “Aprecio o compromisso do presidente Trump com a abordagem ‘paz por meio da força’ nos assuntos globais. Esse é exatamente o princípio que pode praticamente aproximar a paz justa na Ucrânia”, disse Zelenskiy na rede social X.

Em recado breve, o presidente da França, Emmanuel Macron, disse “Parabéns, presidente Donald Trump”.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile