Comércio exterior

Tarifaço não vai atingir pequenos e médios produtores da Amazônia, diz Lula

Presidente diz que tarifa de 50% dos EUA não afetará pequenos e médios produtores da região

Foto: Ricardo Stuckert / PR
Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou em entrevista à Rede Amazônica na manhã desta terça-feira (9), que nenhum produtor da Região Norte será prejudicado pela tarifa de 50% sobre produtos brasileiros imposta pelos EUA, que completou um mês no último sábado (6).

“Nenhum pequeno produtor de açaí, de mel, de castanha, será prejudicado porque o governo não vai permitir que pequenos e médios produtores sejam prejudicados por isso. Nós já criamos um fundo para ajudar a financiar quem possivelmente tem o problema” declarou o presidente.

Durante a entrevista, o presidente disse também que o governo federal está combatendo o crime organizado que “chegou à Faria Lima”.

“O crime organizado, hoje, está em tudo quanto é lugar. Está no futebol, na justiça, na política, está em todas as instituições. Fizemos uma operação, que foi a maior da história do Brasil feita contra o narcotráfico, e nós fomos chegar aonde? Na Faria Lima, nós fomos chegar nas fintechs, nessas empresas de jogos”, disse Lula.

COP30: Governo investe em habitação em Belém 

Quando questionado sobre a situação da rede hoteleira em Belém do Pará, que está sendo duramente criticada por delegações convidadas para participar da COP30, Lula afirmou que o governo está investindo em habitação e que a cúpula será feita para mostrar a Amazônia para autoridades estrangeiras. 

Nesta manhã, Lula desembarca em Manaus para a inauguração do CCPI Amazônia (Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia). 

O evento deve começar às 11h30, no horário de Brasília. Na entrevista para a Rede Amazônica, Lula disse que sente “muito orgulho” em inaugurar o espaço.