Política

Tebet diz que BC pode reduzir juros a partir de agosto

Tebet ainda disse que não seria um erro o BC decidir pela manutenção da taxa de juros na reunião de junho

A ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), afirmou nesta terça-feira (30) que, diante das condições atuais, o Banco Central já teria condições de reduzir a taxa básica de juros em agosto.

“Todos os fatores macroeconômicos internos, arcabouço, estimativa para PIB, desaceleração para inflação, tudo são fatores distintos dos que levaram de forma correta o BC a elevar juros. Tínhamos crise institucional no Brasil, isso impactava na economia”, relatou Tebet, em live promovida pelos jornais “O Globo” e “Valor Econômico”.

Tebet ainda disse que não seria “necessariamente um erro” o Banco Central decidir pela manutenção da taxa na reunião de junho. No entanto, a ministra também acrescentou que não haveria justificativa para a instituição econômica não cortar juros a partir de agosto deste ano.

“Por isso ouso dizer que não há justificativa no semestre, em agosto, a não ser que fato relevante novo surja, de não pelo menos sinalizar uma queda de taxa de juros a médio prazo, por exemplo, já diminuindo em 0,25 na reunião do Copom de agosto deste ano”, afirmou Tebet.

Haddad diz que Brasil irá entrar em ciclo de queda de juros

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), disse na última sexta-feira (26) que o Brasil está prestes a entrar em um ciclo de queda de juros, reiterando que a inflação está “mais comportada” e que o câmbio está estável em um patamar mais baixo.

“Nós estávamos com a ideia de a essa altura — e estamos prestes a — ter um ciclo de queda das taxas de juros. A inflação está mais comportada, o câmbio está estável em um patamar bem mais baixo do que nós herdamos, as curvas futuras de juros estão caindo, o PIB está sendo revisto para cima”, afirmou Haddad em entrevista à “GloboNews”.

Haddad ainda ponderou, no entanto, que o hiato entre a queda de juros e a retomada do consumo é uma preocupação para o governo. Por conta disso, foi lançado na última quinta-feira (25) um programa para redução de IPI e PIS/Cofins para carros com valor de até 120 mil reais com o objetivo de reaquecer a indústria automotiva.