Política

Simone Tebet diz que novo arcabouço fiscal zera o déficit público

Tebet não garante que o novo arcabouço fiscal resultará em superávit

A ministra do Planejamento, Simone Tebet (MDB), afirmou nesta segunda-feira (27) que a proposta do arcabouço fiscal do Ministério da Fazenda é coerente com os planos do governo de zerar o déficit público.

“O grande desafio não é zerar o déficit fiscal, porque vamos zerar o déficit já no final do ano que vem. O arcabouço fiscal vem ao encontro do nosso anseio, porque trata não só na receita como também da despesa. Mas, não falo se vamos ter superávit ou não porque essa é uma outra discussão”, disse Tebet durante evento da consultoria “Arko Advice”.

A ministra ainda destacou que a proposta fiscal é simples e que a decisão sobre os parâmetros está sob responsabilidade do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

“Quando eu disse que iria agradar todo mundo, quis dizer que irá agradar o governo, com as questões sociais, mas também a responsabilidade fiscal que todos estamos comprometidos”, afirmou Tebet.

Arcabouço fiscal: Padilha diz que não há data para mostrar proposta

O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT), disse nesta segunda-feira (27) que ainda não há uma data definida para a apresentação do novo arcabouço fiscal pelo governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). 

Padilha informou a jornalistas em Brasília que Lula terá, nesta semana, reuniões com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), e da Casa Civil, Rui Costa (PT), e que a nova regra fiscal será um dos temas desses encontros.

Haddad diz que líderes receberam bem o arcabouço fiscal

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou na última segunda-feira (20) que foi “muito boa” a recepção do arcabouço fiscal pelos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

“Nós expusemos as linhas gerais do arcabouço que vai ser anunciado pelo Presidente da República, acho que a recepção tanto dos líderes quanto dos presidentes foi muito boa, assim como foi dos ministros na sexta-feira, que conheceram o arcabouço na reunião com o presidente, nós estamos confiantes que nós estamos indo pra fase final”, disse Haddad, após se reunir com Pacheco.

Na manhã daquela segunda-feira, o ministro da Fazenda apresentou a proposta fiscal ao líder do governo na Câmara, José Guimarães (PT), e ao líder do governo no Senado, Jacques Wagner (PT).

De acordo com Haddad, faltam apenas “detalhes” para a proposta ser apresentada ao público. “São detalhes pontuais que estou esperando”, revelou.