Política

Trump confirma Elon Musk em cargo do governo para cortar gastos

Junto com Musk, no comando do Departamento, estará o empresário Vivek Ramaswamy, conforme anúncio feito por Trump na terça-feira

Donald Trump e Elon Musk
Donald Trump e Elon Musk / Foto: reprodução/X (@elonmusk)

O Departamento de Eficiência Governamental dos EUA será chefiado pelo bilionário Elon Musk durante o próximo mandato de Donald Trump. O anúncio foi feito na terça-feira (12) pelo presidente eleito. 

Junto com Musk, no comando do Departamento, estará o empresário Vivek Ramaswamy. Trump havia prometido, durante a campanha eleitoral, que colocaria Elon Musk em uma comissão governamental de eficiência se fosse eleito. 

O bilionário já havia aceitado o convite, segundo o republicano, e trabalharia para eliminar “fraudes e pagamentos indevidos”.

O bilionário dono da Tesla, irá trabalhar, conforme o comunicado desta terça-feira, para “desmantelar a burocracia governamental, cortar regulamentações excessivas, cortar gastos desnecessários e reestruturar as agências federais”, segundo o “G1”.

“O Departamento de Eficiência Governamental fornecerá conselhos e orientações vindos de fora do governo e trabalhará com a Casa Branca e o Escritório de Administração e Orçamento para impulsionar reformas estruturais em larga escala”, anunciou Trump.

O empresário, que também é dono do X (antigo Twitter), se pronunciou na rede social sobre o cargo governamental. Musk prometeu “máxima transparência” e que ouvirá as demandas da população.

“Todas as ações do Departamento de Eficiência Governamental serão publicadas online para garantir máxima transparência. Sempre que o público achar que estamos cortando algo importante ou deixando de cortar algo desnecessário, basta nos avisar”, afirmou.

A promessa de Musk é de fazer cortes de US$ 2 trilhões, principalmente na burocracia federal, e admitiu que as medidas podem causar “dificuldades temporárias” para os americanos.

Além disso, o novo presidente dos EUA pode ser pressionado pelo empresário em favor de maior desregulamentação em áreas nas quais ele investiu pesadamente, como inteligência artificial e criptomoeda, segundo o veículo de notícias.

Elon Musk republica post em defesa de ‘acabar com o Fed’

O bilionário Elon Musk republicou na rede social X, antigo Twitter, um post do senador Mike Lee, republicano de Utah, em defesa do fim de Fed (Federal Reserve).

“O Poder Executivo deve estar sob a direção do presidente. É assim que a Constituição foi projetada. O Federal Reserve é um dos muitos exemplos de como nos desviamos da Constituição nesse aspecto. Mais uma razão pela qual devemos #AcabarComOFed”, diz a publicação.

Na postagem, o senador incluiu um print da declaração de Jerome Powell, presidente do Fed, dizendo que não irá renunciar a pedido de Donald Trump. Na ocasião, o Fed anunciou uma redução de 0,25 ponto percentual nas taxas de juros, logo após a eleição presidencial com vitória de Trump.

No sábado (9), Musk disse no X que “A burocracia federal não eleita e inconstitucional atualmente tem mais poder do que a presidência, o legislativo ou o judiciário! Isso precisa mudar.”