O recém-empossado presidente Donald Trump criticou o governo de Joe Biden em seu discurso inaugural por não “administrar uma crise simples em casa”. A crítica foi feita nesta segunda-feira (20), enquanto o ex-presidente estava sentado a poucos metros de distância do republicano.
“Agora temos um governo que não consegue administrar uma crise simples em casa e, ao mesmo tempo, tropeça em um catálogo contínuo de eventos catastróficos no exterior”, afirmou Trump, de acordo com a CNN.
Além disso, o presidente abordou o tema da imigração, um dos focos de seu novo governo, dizendo que a gestão Biden “não protege nossos magníficos cidadãos cumpridores da lei, mas oferece santuário e proteção para criminosos perigosos”.
“Temos um governo que deu financiamento ilimitado para a defesa de fronteiras estrangeiras, mas se recusa a defender as fronteiras americanas ou, mais importante, seu próprio povo”, concluiu Trump.
Donald Trump promete início de “Era Dourada” nos EUA
Donald Trump iniciou nesta segunda-feira (20) seu segundo mandato como presidente dos EUA. No discurso de posse, o republicado prometeu priorizar os interesses do país com o início de uma “Era Dourada”, enquanto enfrenta um “establishment radical e corrupto”.
“Enquanto nos reunimos hoje, nosso governo enfrenta uma crise de confiança”, disse Trump, minutos após fazer o juramento de posse na Rotunda do Capitólio dos EUA, em Washington.
Além disso, o republicado lamentou “um governo que não consegue gerenciar nem mesmo uma crise simples em casa, enquanto ao mesmo tempo tropeça em um catálogo contínuo de eventos catastróficos no exterior”.
“De hoje em diante, nosso país florescerá e será respeitado novamente em todo o mundo. Seremos a inveja de todas as nações, e não permitiremos mais que nos aproveitem”, afirmou Trump.
Durante a campanha eleitoral, o político prometeu reformular as políticas de imigração, comércio, impostos e energia nos EUA, pontos que integram um esforço para remodelar a economia do país, o governo e as relações com outras nações.