Importações

Trump deve reconsiderar aumento de tarifas a metais do Canadá

Além disso, o presidente disse que a economia dos EUA não vai entrar em recessão em 2025

Trump
O presidente dos EUA, Donald Trump / Foto: RS/ Fotos Públicas

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (11) que “provavelmente” vai reconsiderar o aumento de tarifas, para 50%, ao aço e alumínio do Canadá. A afirmação ocorre horas depois do anúncio de aumento das taxas, que até então seriam de 25%. As informações são da “AFP”.

Além disso, Trump disse que a economia dos EUA não vai entrar em recessão em 2025 e afirmou que “não está preocupado” com as quedas nas bolsas de valores que vêm ocorrendo há mais de uma semana.

Trump anunciou aumento de tarifas nesta terça-feira (11)

O presidente dos EUADonald Trump, dobrou, nesta terça-feira (11), a tarifa sobre todos os produtos de aço e alumínio vindos do CanadáA taxa agora em 50% veio em resposta à província de Ontário que cobra uma tarifa de 25% sobre a eletricidade que entra nos EUA.

Trump disse em sua rede social Truth que instruiu seu secretário de comércio a adicionar uma tarifa de 25% sobre o embargo que começa amanhã (12).

“Além disso, o Canadá deve imediatamente reduzir sua tarifa antiamericana de 250% a 390% sobre vários produtos lácteos dos EUA, que há muito tempo é considerada ultrajante. Em breve, estarei declarando uma Emergência Nacional de Eletricidade dentro da área ameaçada”, escreveu Trump.

Ele também aumentou o tom das ameaças sobre veículos que entrarem no país a partir de dois de abril se outras tarifas flagrantes não forem eliminadas pelo Canadá.

Em uma publicação no X, o primeiro-ministro de Ontário, Doug Ford, disse que não recuará até que todas as tarifas sobre o Canadá sejam “eliminadas definitivamente”.

As tarifas mais amplas de 25% sobre todas as importações de aço e alumínio para os EUA também entrarão em vigor na quarta-feira (12).

Ameaças de tarifas a laticínios e madeira do Canadá

Um dia após oferecer ao Canadá um adiamento de um mês nas tarifas de 25% para os produtos incluídos no Acordo EUA-México-Canadá, nesta sexta-feira (7) o presidente Donald Trump ameaçou impor novas tarifas sobre madeira e laticínios canadenses.

“O Canadá vem nos roubando há anos em madeira e laticínios”, disse Trump em um discurso no Salão Oval da Casa Branca nesta sexta-feira. O republicano também citou a tarifa de aproximadamente 250% do Canadá sobre as exportações de laticínios dos EUA para o país.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile