Foto do Presidente dos Estados Unidos Donald Trump
Foto: Reprodução/ instagram/ @realdonaldtrump

O presidente dos EUA, Donald Trump, afirmou que não vai concorrer como candidato a vice-presidente nas eleições americanas de 2028, apesar de apoiadores incentivarem o líder republicano a encontrar maneiras de driblar a proibição constitucional americana de um presidente ser eleito para três mandatos (2016, 2024 e um eventual terceiro em 2028).

“É uma artimanha”, disse Trump à imprensa a bordo do avião presidencial nesta segunda-feira (27), relatando que não seguirá com a ideia. 

Apoiadores do presidente republicano sugeriram a ideia de outro candidato concorrer à presidência e nomear Trump como seu vice, com o entendimento de que ele renunciaria imediatamente à presidência e o reconduziria ao cargo de chefe do Executivo.

Trump afirmou que essa manobra não angariaria apoio popular. “Acho que as pessoas não gostariam disso. Não seria certo”, afirmou Trump.

Donald Trump venceu as eleições de 2016 contra Hillary Clinton, foi derrotado em 2020 pelo ex-presidente Joe Biden e no início deste ano retornou à Casa Branca após vencer em 2024 com enorme vantagem em cima da candidata democrata, Kamala Harris. 

Perguntado sobre um possível descarte a uma candidatura de terceiro mandato, Trump afirmou que: “Eu adoraria fazer isso. Tenho os melhores índices de aprovação de todos os tempos.”

Trump ainda afirmou que os republicanos têm uma lista forte de candidatos para 2028, incluindo o vice-presidente JD Vance e o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, que também estava presente na coletiva de imprensa. “Não tenho certeza se alguém concorreria contra esses dois”, disse Trump. “Acho que se eles formassem uma chapa, seria imbatível.”

Trump diz que acordo comercial com China está próximo

O presidente dos EUADonald Trump, declarou nesta segunda-feira (27) que Washington e Pequim estão próximos de fechar um novo acordo comercial. A fala ocorre às vésperas de seu encontro com o líder chinês, Xi Jinping, previsto para quinta-feira (30), na Coreia do Sul.

Em coletiva de imprensa a bordo do Air Force One, a caminho do Japão, Trump afirmou que “as partes vão chegar a um acordo” e indicou que um entendimento sobre o futuro do TikTok no país pode ser assinado ainda nesta semana.

A declaração foi feita em meio a uma série de compromissos do presidente pela Ásia. De acordo com o InfoMoney, desde domingo (26), Donald Trump firmou novos acordos comerciais e de mineração com Malásia e Camboja, além de marcos de cooperação com Tailândia e Vietnã.

Os países, integrantes da ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático), se comprometeram a reduzir barreiras comerciais, ampliar importações de produtos agrícolas e energéticos dos EUA e fortalecer a cooperação em controles de exportação e sanções.