EUA

Trump se alinha a Musk e defende vistos para trabalhadores estrangeiros

"Eu sempre gostei dos vistos. Sempre fui a favor dos vistos", afirmou Trump

Donald Trump e Elon Musk
Donald Trump e Elon Musk / Foto: reprodução/X (@elonmusk)

O presidente eleito dos EUA, Donald Trump, se manifestou a favor dos vistos para trabalhadores estrangeiros, conhecidos como H-1B, alinhando-se ao empresário Elon Musk em uma disputa surgida nos últimos dias, na qual conservadores defendem o fim do visto como forma de conter a entrada de estrangeiros no país.

“Eu sempre gostei dos vistos. Sempre fui a favor dos vistos”, afirmou Trump ao New York Post. “Tenho muitos vistos H-1B em minhas propriedades. Sempre acreditei no H-1B. Já o usei muitas vezes. É um ótimo programa”, acrescentou o presidente eleito.

Os comentários ocorreram após discussões que expuseram divisões entre os apoiadores de Trump, como a ativista Laura Loomer e o ex-assessor Stephen K. Bannon, que argumentaram que o sistema permite que empresas explorem mão de obra estrangeira barata em detrimento dos trabalhadores norte-americanos. As informações são do Valor.

Em resposta, Musk e outros líderes empresariais defenderam a medida, afirmando que ela é parte essencial da indústria de tecnologia dos EUA. O bilionário e proprietário da Tesla (TSLA34) chegou a afirmar que “iria para a guerra” para defender os vistos H-1B.

Rússia rejeita pedido de Trump por cessar-fogo

Rússia rejeitou o pedido do presidente eleito dos EUA, Donald Trump, por um cessar-fogo imediato na Ucrânia, segundo informações do “Valor Econômico”. 

Na quinta-feira (26), o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, participou de uma coletiva de imprensa online, em que afirmou que um “cessar-fogo é um caminho para lugar nenhum” na guerra.

Apesar disso, ele disse que a Rússia está pronta para negociações sobre um acordo de paz duradouro.

Lavrov afirmou que a Ucrânia usaria um possível cessar-fogo para se fortalecer militarmente. “Precisamos de acordos conclusivos e juridicamente vinculantes que criem todas as condições para garantir a segurança da Federação Russa e, claro, os legítimos interesses de segurança de nossos vizinhos”, afirmou.