O candidato republicano e ex-presidente dos EUA, Donald Trump, votou na tarde desta terça-feira (5), acompanhado de sua esposa, Melania Trump, em uma seção eleitoral em West Palm Beach, na Flórida.
“Estou muito confiante na vitória”, disse Trump aos jornalistas. A corrida eleitoral para a presidência dos EUA é uma das mais disputadas dos últimos anos. Atualmente, a vice-presidente e também candidata democrata, Kamala Harris, invejou seu voto pelo correio, como declarou no último domingo (27).
Trump afirmou que será “o primeiro a considerar” os resultados da eleição, desde que o processo seja “justo”. O republicano também garantiu que não orientará seus apoiadores a recorrerem segundo à violência caso perca, pois, ele, “não são pessoas violentas”, como apontou a “Exame”.
De acordo com Trump, até o momento, os republicanos estão liderando uma corrida eleitoral.
Eleições: 1ª urna apurada tem empate entre Kamala e Trump
A primeira urna apurada nas eleições dos EUA, tradicionalmente à meia-noite desde 1960, é sempre a da pequena comunidade de Dixville Notch, em New Hampshire. Com apenas seis residentes habilitados a votar, a contagem deste ano trouxe um resultado supreendente: um empate entre Kamala Harris e Donald Trump.
Em eleições passadas, a pequena comunidade registrou resultados diferentes: em 2020, todos os votos foram para Joe Biden, enquanto, em 2016, Hillary Clinton superou Trump por quatro votos a dois.
Apesar de seu reduzido impacto eleitoral, a votação em Dixville Notch é cercada de preparativos e tem valor histórico para a democracia americana. Este ano, os eleitores passaram semanas organizando o evento, recebendo jornalistas de várias partes do mundo e preparando o local para a transmissão televisiva.
O costume nasceu como uma iniciativa de Neil Tillotson, proprietário do antigo Balsams Grand Resort Hotel, que buscava publicidade para o local e atraiu jornalistas e políticos ao evento. Com o fechamento do espaço em 2011, o empresário Les Otten reformou uma antiga casa da propriedade e revitalizou a tradição.