Política

Veja próximos passos da PEC dos precatórios até Senado

Substitutivo da PEC dos precatórios foi aprovado pela comissão especial da Câmara dos Deputados na última quinta (21)

Veja próximos passos da PEC dos precatórios até Senado
Foto: Pedro França/ Agência Senado

O substitutivo da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos precatórios, do relator Hugo Motta, foi aprovado pela comissão especial da Câmara dos Deputados na última quinta-feira (21). O texto inclui uma regra de correção do teto de gastos que abre espaço de R$ 83 bilhões no orçamento de 2022, além disso, permite um gasto de até R$ 15 bilhões fora do teto deste ano.

O plenário da Câmara deve votar a PEC nos próximos dias, e caso ela seja aprovada, em seguida passará para o Senado, onde não se sabe ainda qual desfecho terá. Conforme a CNN Brasil, a cúpula do Congresso Nacional informou que o presidente Jair Bolsonaro pretende promulgar a proposta dos precatórios nos próximos dez dias. 

Na semana passada, segundo relatos, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse ao ministro da Economia, Paulo Guedes, acreditar que a votação na casa acontecerá de forma rápida na Casa Legislativa. 

A estratégia do governo para o Auxílio Brasil é que neste ano o benefício seja financiado pelo orçamento do Bolsa Família e pela arrecadação do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF). Já para 2022, a ideia é que com a PEC dos precatórios, diante da sua promulgação, possibilite a revisão do teto de gastos para abrir espaço para recursos do novo programa social.