Parceria entre assessores e B3

Assessores são fundamentais para mercado financeiro, diz diretor da B3

A B3 é uma das principais apoiadoras do Prêmio Abai 2025. Sobre isso, o executivo da B3 afirmou que a equipe está muito contente com a oportunidade.

Felipe Paiva, diretor de Relacionamento com Clientes, Educação e
Pessoa Física da B3 (Foto: divulgação/B3)
Felipe Paiva, diretor de Relacionamento com Clientes, Educação e Pessoa Física da B3 (Foto: divulgação/B3)

“Os assessores de investimento foram e são fundamentais para o mercado
financeiro e de capitais do país”
foi o que disse Felipe Paiva, diretor de Relacionamento com Clientes, Educação e Pessoa Física da B3, uma das principais apoiadoras do Prêmio Abai 2025.

Sobre o prêmio, o executivo da B3 afirmou que a equipe está muito contente com a oportunidade. “Nossa expectativa de mais essa parceria histórica com a ABAI e de outros parceiros nessa iniciativa é de promover o reconhecimento e trazer visibilidade para atuação desse profissional cada vez mais chave no crescimento do mercado financeiro e de capitais brasileiro”, declarou.

Em entrevista ao BP Money, Paiva declarou que esses profissionais são o principal ponto de contato dos clientes com produtos de investimento e alternativas financeiras alinhadas a cada perfil. “Desde os anos 2000, os assessores – ou agentes autônomos, como eram chamados naquela época – contribuíram muito para a ampliação do número de investidores no mercado e na Bolsa, sobretudo, diversificação de suas carteiras/portfolio.”

Além disso, o executivo ressaltou que muitos dos assessores também desempenho o papel de educadores financeiros ao trazer orientações para os clientes e explicar o funcionamento do mercado; e isso é o que essencial para a “liga” entre eles e a B3. Felipe Paiva descreveu o relacionamento entre a B3 e os assessores de investimentos como “uma sinergia natural”.

“Os assessores funcionam como elos entre os investidores, os intermediários e a B3, oferecendo acesso a diferentes produtos e serviços” declarou. “Eles ajudam a conectar os investidores individuais com as corretoras e bancos, facilitando a realização das operações aqui na Bolsa. Manter essa relação cada vez mais estreita é chave para a B3, inclusive, como forma de maximizar a parceria da B3 com os agentes do mercado.”

E para que isso dê certo o diretor explica que uma relação responsável e de confiança é essencial para um longo e saudável relacionamento entre assessor e cliente. Sobre características essenciais para o mercado de hoje, Paiva relatou que o próprio mercado está se desenvolvendo muito nos últimos anos e que o próprio papel do assessor já se modificou.

“O papel do assessor se ampliou de tal forma que esse profissional não só atua no momento da oferta de um produto financeiro, mas alinha sua atividade e entrega da assessoria financeira com a evolução da carteira do cliente, sua fase de vida, seu grau de apetite a riscos, seus objetivos do presente e se antecipa à visão e oportunidades de futuro” explicou Felipe Paiva em entrevista para o BP Money.