Avalia especialista

CFP: profissionais certificados ‘fortalecem credibilidade’ do mercado

Com a inclusão da certificação como requisito de avaliação, o Prêmio ABAI 2025 passa a valorizar atributos que vão além do desempenho comercial

Foto: criado por IA
Foto: criado por IA

O CFP (Certified Financial Planner) é considerado um dos principais impulsionadores de credibilidade no mercado financeiro. Nesse sentido, o planejador financeiro CFP pela Planejar, Harion Camargo, avalia que “a presença de profissionais certificados contribui de maneira decisiva para fortalecer a credibilidade e o desenvolvimento do mercado de investimentos e de planejamento financeiro no Brasil”.

A certificação internacional que atesta a qualificação de um profissional para atuar como planejador financeiro, mais conhecida como CFP, possui um peso no mercado. Esse reconhecimento é um dos fatores que levaram a certificação a ser adotada como critério de avaliação no Prêmio ABAI 2025.

“Esse caráter global e multidisciplinar explica por que o CFP é adotado como critério de relevância no Prêmio ABAI, que busca destacar profissionais de excelência na assessoria de investimentos”, afirmou Camargo.

“Ao sinalizar que o assessor segue parâmetros globais de competência e ética, a certificação transmite segurança ao investidor, estimula soluções personalizadas e adequadas a cada perfil e colabora para o amadurecimento do setor”, acrescentou.

Com a inclusão da certificação como requisito de avaliação, o prêmio passa a valorizar atributos que vão além do desempenho comercial. Dentre os pontos estão a capacidade de oferecer orientação estratégica, fomentar a educação financeira e cultivar relações de longo prazo com os clientes.

“Para a Planejar, responsável pela certificação no Brasil e patrocinadora do prêmio, o CFP desempenha um papel fundamental na elevação do padrão da consultoria e do planejamento financeiro no país, incentivando a atualização contínua e a adoção de práticas alinhadas às melhores referências internacionais”, concluiu Camargo.

Assessoria de investimentos passou por ‘profunda transformação’, diz ABAI

Segundo Francisco Amarante, superintendente da ABAI (Associação Brasileira dos Assessores de Investimentos), a atividade de assessoria “passou por uma profunda transformação”. Para ele o impulso foram “mudanças regulatórias e pela crescente sofisticação do investidor brasileiro”.

“A possibilidade de os escritórios de assessoria de investimentos se estruturarem como sociedades empresárias, ampliando sua atuação para além da distribuição de produtos de investimento, abriu espaço para um modelo mais completo de atendimento — com foco em planejamento sucessório, previdência, seguros, crédito e câmbio”, acrescentou Amarante.

Além disso, ele destaca que esse cenário reforça a importância da certificação CFP® como critério do prêmio. Para ele, o reconhecimento demonstra que o assessor de investimentos moderno precisa ir além da simples intermediação de produtos.

Na mesma linha, Camargo avalia que a função do assessor é “atuar como um verdadeiro parceiro do investidor, com visão estratégica, capacidade consultiva e foco no relacionamento de longo prazo”.

Assim, a certificação CFP se consolida como um novo padrão de excelência. Trata-se de um selo internacionalmente reconhecido, que valida competências técnicas e comportamentais alinhadas a uma abordagem completa da vida financeira do cliente.