Apagão cibernético

Apagão: canais digitais do Itaú e BB funcionam normalmente

Outros bancos brasileiros enfrentam instabilidade nos canais de autoatendimento diante de um apagão cibernético global, que também afeta outros setores da economia

Itaú
Itaú / Foto: Divulgação

O Banco do Brasil (BBAS3) e o Itaú Unibanco (ITUB4) comunicaram que seus canais digitais permanecem operacionais na manhã desta sexta-feira (19).

Em contraste, outras instituições financeiras brasileiras estão enfrentando dificuldades com seus canais de autoatendimento devido a um apagão cibernético global, que também está impactando outros setores da economia.

Bancos informam

“O Banco do Brasil informa que seus canais de atendimento funcionam normalmente”, disse o banco público, em nota enviada ao Estadão/Broadcast.

“O Itaú Unibanco informa que os serviços do banco seguem funcionando para seus clientes, que podem realizar operações financeiras normalmente”, disse o Itaú, também por meio de nota.

Mais cedo, o Bradesco (BBDC4) comunicou que seus canais digitais foram impactados pelo apagão, situação que também afeta o Next, sua marca digital. Entretanto, os terminais físicos de autoatendimento continuam operando normalmente.

Usuários relataram problemas em outras instituições bancárias, embora ainda não haja confirmação se estão vinculados ao apagão global.

Apagão cibernético atrasa voos e prejudica serviços bancários 

Um apagão cibernético nos sistemas tecnológicos está gerando problemas técnicos que impactaram atividades de comunicação, operações financeiras e transporte globalmente. Os efeitos começaram a se manifestar durante a madrugada desta sexta-feira (19).

O incidente parece estar vinculado à CrowdStrike, uma empresa especializada em segurança digital. Até o momento, não há evidências de que a interrupção seja resultado de um ataque hacker.

A empresa informou aos clientes que seu software de monitoramento de ameaças estava provocando falhas no sistema operacional Windows da Microsoft.

“Estamos cientes de que uma atualização de uma plataforma de software de terceiros está causando problemas nos dispositivos Windows. Esperamos que uma solução seja disponibilizada em breve”, afirmou a Microsoft, em comunicado.

Em entrevista à NBC, a empresa revelou ter enfrentado uma falha significativa após uma atualização de sistema, resultando em uma onda de “Tela Azul da Morte” que afetou milhares de dispositivos Windows globalmente.

Esse incidente causou perturbações em uma variedade de setores, incluindo bancos, companhias aéreas, emissoras de TV e supermercados, além de tornar servidores inoperantes e impedir a inicialização correta dos computadores.