Pré-mercado

Café com BPM: bolsas caem em meio a apagão em sistemas globais 

A pane atingiu sistemas de vários aeroportos, bancos e redes de telecomunicações, resultando em cancelamentos de voos e interrupções de canais de notícias

Foto: Canva
Foto: Canva

As bolsas globais apresentam queda no último pré-mercado da semana após uma falha generalizada na madrugada desta sexta-feira (19).

A pane atingiu sistemas de vários aeroportos, bancos e redes de telecomunicações, resultando em cancelamentos de voos e interrupções de canais de notícias. 

A origem do problema foi identificada como uma falha na provedora de segurança cibernética CrowdStrike.

A empresa de segurança cibernética CrowdStrike recuou até 14% no pregão pré-mercado americano, após informar à CNBC que havia sido afetada pela falha. As ações das principais companhias aéreas, incluindo United Airlines Holdings e Delta Air Lines Inc., caíram mais de 1%.

As principais companhias aéreas dos EUA ordenaram escalas em terra devido a problemas de comunicação, enquanto outras operadoras, empresas de mídia, bancos e empresas de telecomunicações em todo o mundo também relataram interrupções em suas operações devido a falhas no sistema.

No pré-mercado dos EUA, as ações da Microsoft caíram 2,8%, apesar de a empresa afirmar que havia resolvido a interrupção dos serviços de nuvem, que foi responsabilizada por interromper voos e bancos.

EUA

A Netflix Inc. registrou alta no pregão estendido após apresentar resultados com um significativo aumento no número de assinantes.

Os investidores estão atentos ao cenário político, onde Donald Trump intensifica sua campanha e o presidente Joe Biden está prestes a se retirar da disputa.

Cotação dos índices futuros dos EUA:

Dow Jones Futuro: -0,29%

S&P 500 Futuro: -0,21%

Nasdaq Futuro: -0,34%

Bolsas asiáticas

Os mercados asiáticos fecharam majoritariamente em baixa, refletindo as perdas de Wall Street no dia anterior, com exceção das ações chinesas que se mantiveram estáveis.

Em Taiwan, o índice Taiex despencou 2,26%, fechando em 22.869,26 pontos, ainda sob o impacto das críticas do ex-presidente dos EUA Donald Trump à dominância taiwanesa na produção de semicondutores.

Em Hong Kong, o Hang Seng caiu 2,03%, encerrando a 17.417,68 pontos, pressionado pelas ações do setor imobiliário. O índice Nikkei do Japão recuou 0,16%, para 40.063,79 pontos, enquanto o sul-coreano Kospi perdeu 1,02%, fechando a 2.795,46 pontos em Seul.

Shanghai SE (China), +0,17%

Nikkei (Japão): -0,16%

Hang Seng Index (Hong Kong): -2,03%

Kospi (Coreia do Sul): 1,02%

Parceiros

ASX 200 (Austrália): -0,81%

Bolsas europeias

Na Europa, os mercados operam em baixa, com investidores assimilando a recente decisão do Banco Central Europeu (BCE) sobre a taxa de juros.

O BCE anunciou na quinta-feira que manteria as taxas de juros estáveis por enquanto, após um corte em junho. Autoridades do BCE também preveem que a inflação permanecerá acima da meta até o próximo ano.

FTSE 100 (Reino Unido): -0,41%

DAX (Alemanha): -0,75%

CAC 40 (França): -0,37%

FTSE MIB (Itália): -0,41%

STOXX 600: -0,42%

Ibovespa: relembre a véspera

Ibovespa, principal índice acionário brasileiro, fechou a sessão desta quinta-feira (18) com baixa de 1,39%, aos 127.652,06 pontos. O dólar comercial subiu 1,89%, a R$ 5,58.

Os investidores deram uma pausa no apetite que vinham demonstrando pelos ativos do Ibovespa.

Uma das razões é a cautela que o mercado adotou enquanto aguarda mais notícias sobre a situação fiscal do Brasil. Além disso, um movimento de realização dos lucros trouxe o índice para baixo, com apenas 5 ações em alta.

Agenda do dia

Confira a programação para esta sexta-feira (19):

Indicadores

  • 08h00 – FGV divulga a segunda prévia do IGP-M de julho
  • 14h00 – EUA/Baker Hughes: dados sobre poços de petróleo em operação

Eventos

  • BC: Guillen e Picchetti participam de reunião mensal com economistas
  • 10h00 – Lula anuncia novos investimentos nas estradas Via Dutra e Rio-Santos em São José dos Campos (SP)
  • 11h40 – Peru: John Williams (Fed/NY) participa de evento
  • 12h10 – Lula visita a fábrica da Embraer
  • 14h00 – EUA: Raphael Bostic (Fed/Atlanta) faz discurso em conferência
  • 16h10 – Lula se reúne com líderes de movimentos sociais em São Paulo

Balanços

  • NY/manhã: American Express