As plataformas digitais passaram a ser o maior e mais importante canal de divulgação para as empresas do mercado imobiliário, sendo hoje a principal ferramenta para dar visibilidade aos empreendimentos disponíveis e atrair um maior número de interessados. Tanto assim que um estudo recente do Google mostra que, entre os usuários brasileiros, a busca por imóveis no site subiu 668%.
Mas, diante da enorme quantidade de ofertas lançadas nos sites e aplicativos voltados para a compra, venda e aluguel de imóveis, se preocupar apenas em disponibilizar os empreendimentos na rede não é suficiente para converter um lead em negócio fechado.
Primeiramente, é vital que o anunciante cuide da maneira como seus produtos são disponibilizados. Imagens de boa qualidade, textos assertivos e sem erros de português, informações corretas e atualizadas, são premissas básicas para iniciar o contato com os potenciais clientes de maneira profissional, passando confiança na marca ou no profissional que anuncia imóveis.
Em seguida, tendo captado o contato do potencial cliente (ou o lead, como chamamos no mercado imobiliário), é a hora de tratar (muito) bem dele. Uma abordagem rápida, cordial, respeitando o tempo do cliente e se colocando à disposição dele, são pontos que farão o usuário começar a criar uma relação de confiança e reciprocidade com seu consultor imobiliário. Lembre-se: um cliente conversa com diversos consultores ou corretores ao mesmo tempo, então é o atendimento, além das ofertas, que vai fazer a diferença.
Ainda na linha do relacionamento com o cliente, é fundamental que se tenha um controle dos atendimentos feitos (estágio do funil, datas de follow-up, qualidade do cliente, etc). Assim, você trabalha o lead durante seu tempo particular de “aquecimento” (a compra de um imóvel é uma das maiores decisões da vida, então é natural que tome tempo) e não perde clientes por falta de contato. Além disso, lembrar das particularidades de cada cliente é um grande diferencial no atendimento de um bom corretor.
O controle dos leads também é de suma importância para uma das variáveis mais importantes do marketing imobiliário: a escolha das mídias. Sem saber a qualidade e origem de cada contato, o incorporador, imobiliária ou corretor estão “navegando cegamente” no mar do digital, e certamente perderão dinheiro em campanhas sem resultado. Com a mensuração adequada, pode-se concentrar as campanhas nas mídias com melhor retorno, fazendo mais vendas com cada real investido. Um ponto muito importante: estatisticamente, você precisa de muitos leads para uma venda, então não adianta desqualificar uma mídia que não gerou nenhuma venda com 15 leads. Faça um acompanhamento completo do funil (leads com interesse, leads sem perfil, leads que visitaram, leads que fizeram proposta, vendas) e utilize todo o funil para avaliar as mídias, porque aí você terá estatísticas para diferentes volumes de leads.
Enfim, vemos que o marketing digital imobiliário é um processo complexo que envolve certa ciência e disciplina para que tenhamos resultados otimizados. Com um anúncio assertivo e de qualidade, um atendimento rápido e cordial, um acompanhamento dos leads e a correta escolha do mix de mídias, você certamente colherá melhores frutos no ambiente digital e terá nessa frente uma grande representatividade de suas vendas.