Dilema entre as escolhas certas e precipitadas

Sabemos que toda ação gera uma reação e que as nossas escolhas são capazes de impactar, direta ou indiretamente, tudo que está ao nosso redor. Afinal, até mesmo quando escolhemos ‘não escolher’, estamos sim fazendo uma escolha e é necessário arcar com as consequências que irão surgir, uma hora ou outra.

Falando de um negócio, independentemente do ramo ou tamanho, uma escolha pode ter um peso considerável e precisa ser muito bem pensada antes de ser anunciada. Uma decisão precipitada pode trazer implicações seríssimas para a empresa, que talvez não sejam tão fáceis de reverter logo de cara e nos negócios, como dizem, tempo é dinheiro.

Por isso, é fundamental que as suas escolhas estejam baseadas em informações concretas fornecidas internamente, os famosos dados, para que você possa garantir que está fazendo o que é certo e o que é melhor para a companhia. Com as melhores informações que você tiver naquele momento, é possível assegurar de que não serão gerados danos colaterais graves, ou pelo menos, com risco controlado e com certo grau de confiança.

O matemático Merrill Flood descobriu a ‘regra do 37%’ em 1958, onde ele explica que cada pessoa deve reservar cerca 37% de seu tempo, ou do número total de alternativas, para a fase de estudos antes de tomar uma decisão. Em seguida, passar para a fase da ação, depois de estabelecer os seus critérios. Esse é um jeito de tentar encontrar o equilíbrio.

Diante disto, fica claro que quando surge um problema, se precipitar é a pior atitude, pois pode piorar ainda mais a situação. O ideal é tentar deixar o emocional de lado e priorizar o seu lado racional, por isso é muito importante ter dados que possam auxiliar as suas decisões e evitar que o problema aumente de tamanho.

Neste sentido, podemos perceber que uma gestão por OKRs – Objectives and Key Results (Objetivos e Resultados Chaves) -, se sobressai quando se trata de fazer escolhas mais acertadas, pois a ferramenta ajuda a ter foco e clareza, ou seja, faz com que seja mais fácil enxergar por qual caminho seguir e quais devem ser as suas ações.

Com o uso dos OKRs, você deveria procurar os resultados de suas ações e métricas para quantificar estes resultados, aí estão os dados para você avaliar se está no caminho certo ou é necessário ajustar a rota.

A ferramenta trabalha com ciclos mais curtos, geralmente de três meses, e vai permitir que você acompanhe tudo com mais prontidão, fornecendo informações atuais para que possa tomar uma decisão dentro do grau de risco adequado. Os OKRs ajudam a evitar decisões precipitadas, justamente porque fazem com que você esteja sempre consciente sobre tudo.