Abilio Diniz

quanto vale a herança do líder do varejo?

Um dos empresários mais influentes do Brasil nos últimos tempos, Abilio Diniz morreu na noite deste domingo (18), no hospital Albert Einstein, em São Paulo, vítima de insuficiência respiratória. Aos 87 anos, ele deixou uma fortuna bilionária.

De acordo com a Forbes, Abilio Diniz acumulava uma fortuna de US$ 2,4 bilhões (R$ 11,9 bilhões na cotação atual), ocupando, em agosto de 2023, a posição 1.272 no ranking global de pessoas mais ricas do mundo.

Um dos empresários mais conhecidos e renomados do País, Abilio Diniz fez a pequena doceria da família se tornar um dos maiores negócios do Brasil: o Grupo Pão de Açúcar (PCAR3).

Diniz assumiu o comando do grupo na década de 1990, onde atuou até 2013, após uma longa disputa judiciária com seu sócio francês, o Casino.

Além do Pão de Açúcar, também se destacou como empreendedor e foi acionista do Carrefour Brasil, ocupando a vice-presidência do conselho de administração do Carrefour Brasil, além de integrar o board do Carrefour mundial, sendo um dos maiores acionistas.

A Península, a empresa de participações da família Diniz, é atualmente o segundo maior acionista do Carrefour. Detém 8,4% de participação e 13,73% do capital votante — à sua frente somente a família Moulin. Abilio era o presidente do conselho da Península.