Imagens de câmeras, mostram o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) escondido na Embaixada da Hungria, no Brasil, após ter o passaporte confiscado.
No vídeo, Bolsonaro aparece ao lado do embaixador húngaro, de dois seguranças e membros da equipe do local. Veja:
credito: the new york times
O político não poderia ser preso após ser acolhido em uma embaixada estrangeira, pois o espaço está, legalmente, fora do alcance das autoridades brasileiras.
Conforme a publicação, o acolhimento no local sugere uma tentativa de Bolsonaro de alavancar sua amizade com o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orban.
Tal movimento visava uma forma de escapar da Justiça brasileira, por conta das investigações criminais que o ex-mandatário enfrenta.
A PF confiscou o passaporte, além de ter prendido dois de seus ex-assessores, sob suspeita de planejarem um golpe de Estado, após as eleições de 2022.
Na análise, consta que Bolsonaro chegou na segunda-feira – 12 de fevereiro – a noite, e deixou o local na tarde de quarta-feira – 14 de fevereiro.
Comparando as imagens, a partir das de satélite é possível notar o carro de Bolsonaro estacionado na garagem do prédio, em 13 de fevereiro.