Como o bolso do brasileiro sofre à mercê da política americana

ENTRE TAXAS E IMPOSTOS

ENTRE TAXAS E IMPOSTOS

Tarifas são consideráveis taxas de impostos cobradas para produtos sobre produtos importados. Por exemplo, a famosa “taxação das blusinhas” que o Governo Lula impôs sobre lojas de e-commerce, como Shein e Shoppee.

Acontece que o presidente dos EUA, Donald Trump impôs tarifas de 25% sobre importações de aço e alumínio dos EUA, incluindo produtos do Brasil. Isso significa que o aço brasileiro, que é um grande exportador para os EUA, fica mais caro lá.

E sabe como isso afeta as exportações brasileiras? Quando o aço brasileiro fica mais caro, ele fica menos competitivo lá nos EUA também, reduzindo o interesse na compra. Muitos presidentes impõem essas tarifas na intenção de fortalecer a economia local, mas acaba prejudicando a economia do país exportador.

E se o Brasil retaliar? Caso o Brasil “revide” a situação, impondo tarifas sobre produtos americanos, como carros, máquinas e eletrônicos, que por um lado ficariam mais caros para os brasileiros, por outro poderíamos optar por comprar produtos nacionais, fortalecendo a nossa economia local.

Quais os impactos indiretos? Além disso, essas tarifas podem causar uma desaceleração econômica global, aumentando a inflação ou reduzindo o crescimento, o que pode fazer com que os preços subam no Brasil, mesmo para produtos locais.

Descubra essa e mais notícias sobre economia no nosso canal do whatsapp