Dario Durigan, secretário Executivo do Ministério da Fazenda, deu uma declaração, nesta terça-feira (4), indicando que o resultado do PIB (Produto Interno Bruto) divulgado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) mostrou que as reformas econômicas feitas pelo governo desde 2023 “tem dado certo”.
No começo de 2024 o País voltou ao ritmo de crescimento, com o PIB expandindo 0,8% no 1TRI24 contra o trimestre anterior. O impulso para o número foi o consumo das famílias e os investimentos, bem como pelo setor de serviços e agropecuária.
“Mais um sinal concreto que a gente vem se desenvolvendo num bom ritmo. O número do PIB me parece bastante satisfatório, em especial nos detalhes como indústria da transformação e investimento”, comentou Durigan.
“Isso mostra movimento estrutural de formação bruta de capital fixo e sustentabilidade de crescimento nos próximos anos”, afirmou.
Durante entrevista coletiva, o secretário também falou sobre a situação do Rio Grande do Sul após a tragédia com as enchentes, dizendo que preocupa, em especial, do ponto de vista da arrecadação em maio e junho.
Apesar disso, as medidas de apoio ao Estado prestadas pelo Governo Federal podem mostrar uma recuperação da região no segundo semestre, de acordo com o “CNN Brasil”.
“Comemoro o resultado do PIB que está mostrando que seguimos acima da média da perspectiva, surpreendendo na direção correta. Está em linha com o que apresentamos no bimestral que apresentamos há alguns dias”, continuou Durigan.
“Temos mostrado resultado primário acima do projetado pelo mercado, de fato abaixo do projetado pela Fazenda, mas ainda em linha”, completou.
PIB: Lula comemora; vê Brasil chegando à 8ª economia do mundo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva comemorou nesta terça-feira (4), os resultados obtidos nos PIB (Produto Interno Bruto) do primeiro trimestre deste ano (1T24). Lula ainda citou o Fundo Monetário Internacional (FMI), disse que o Brasil está caminhando para se tornar a oitava economia do mundo.
“O PIB avançou no primeiro trimestre desse ano puxado por maior consumo das famílias e serviços. E outra boa notícia é que, segundo a previsão do FMI, o Brasil subirá mais uma posição chegando a 8º PIB mundial”, escreveu Lula em sua conta no X.
“Mais uma prova de que estamos no rumo certo”, acrescentou.