Better Drinks vê oportunidade "gigante" de crescimento no Brasil

Empresa de bebidas premium surgiu da união de quatro marcas de bebidas com modelos disruptivos

A aposta em modelos disruptivos de negócios uniu marcas de bebidas premium em uma só empresa, a Better Drinks. Baer-Mate , F!ve Drinks, Vivant, Praya e Mamba compõem a companhia que, apesar de ter operações de vendas nos EUA, aposta no sucesso doméstico, e enxerga uma “gigante” oportunidade de crescimento no Brasil, de acordo com executivos da empresa. 

Segundo Felipe Szpigel, ex-executivo da Ambev, o mercado de bebidas brasileiro representa uma grande oportunidade para a Better Drinks e a ideia da empresa é levar o segmento premium, com produtos nacionais e inovadores, diferente do que já existe no cenário do setor. 

“São R$ 160 bilhões dentro desse mercado, 1/3 já é o segmento premium, que é o segmento que cresce. Ele cresce mais de 10% ao ano e acelerou com a pandemia. O segmento premium tem R$ 5 bilhões entrando todo ano. A gente tem uma oportunidade gigante no País”, disse Szpigel. 

De acordo com Szpigel, a Baer-Mate, bebida de mate e cafeína natural, tem um grande potencial em SP, enquanto a Praya já possui uma identidade no Rio de Janeiro. “Essas marcas têm uma capilaridade e potencial nesses mercados, que agora estão sendo apresentadas para o País. São marcas estabelecidas e que representam muito para suas comunidades, que precisam ser conhecidas e distribuídas para o restante do País”, disse o executivo. 

Entre as marcas que compõem a Better Drinks, está a Vivant, o vinho em lata, que é o segmento que mais cresce no Brasil (dentro de bebidas premium), mas ainda é muito pequeno – o que segundo Szpigel é mais um gargalo para a empresa explorar.

“Temos a marca líder neste segmento e vemos oportunidade de grande desenvolvimento. Também temos os novos produtos, que lançamos após a formação da companhia, como o ‘Vermelhão’, que está sendo construído em conjunto com Gusttavo Lima, que já tem uma projeção grande”, disse Szpigel. 

A Better Drinks acredita que o brasileiro deveria ter acesso ao que está acontecendo no mundo de marcas premium de bebidas, literalmente. Segundo Szpigel e Andrea Fernandes, sócia e CMO da Better Drinks, as marcas premium no Brasil em geral são marcas importadas ou centenárias, o que mostra uma lacuna para posicionar as marcas da Better. 

“As tendências de sustentabilidade têm um impacto maior nos mercados premium. Isso explica o crescimento acelerado nos últimos anos no mundo de bebidas focado neste segmento premium”, disse Fernandes. 

“O movimento de ESG, por exemplo, começa no mercado premium. É muito difícil ver consumidores que estão em mercados básicos pagarem mais por uma água em lata, por exemplo”, completou a executiva da Better Drinks em entrevista ao BP Money. 

Fernandes também destacou que o mercado de drink prontos para beber, onde está situada a Five Drinks, é um mercado muito pequeno, em termos domésticos. 

“Temos esse papel de educar, capitanear e trazer esse mercado para o Brasil”, disse a executiva da Better Drinks sobre as oportunidades de crescimento da empresa no Brasil.

Os propósitos e objetivos da Better Drinks

Em entrevista ao BP Money, os executivos da Better Drinks afirmaram que um dos principais objetivos da Better Drinks é propor ao brasileiro uma experiência diferente, por um preço justo, com sabores novos e projetos e marcas que considerem a sustentabilidade como algo central. 

A Better Drinks tem “o sonho” de faturar R$ 1 bilhão no período de cinco anos. Segundo Szpigel, a empresa está feliz com o primeiro ano de vida e o faturamento segue em linha com o planejado. 

“A gente tinha cerca de R$ 50 milhões ano passado e vamos fazer perto de R$ 100 milhões neste ano. Estamos dentro do nosso sonho [de faturar R$ 1 bilhão em cinco anos]”, disse Szpigel.

Para Andrea Fernandes, o caminho para chegar no R$ 1 bilhão de faturamento é mais importante do que o resultado final. “Acho que a forma de fazer é muito importante, e aí entra a questão da diversidade, que tem sido tão explorada por todo mundo. Não queremos chegar no R$ 1 bilhão a qualquer custo. É chegar fazendo isso de uma forma bastante relevante para o público”, disse Fernandes. 

Como nasceu a Better Drinks 

A Better Drinks foi constituída a partir de uma ideia de negócios vista nos EUA por Szpigel e Felipe Della Negra (sócio na Better Drinks). A empresa é inspirada na Boston Beer Company, que possui capital aberto, e tem um market cap de quase US$ 8 bilhões. 

“A Boston Beer é a marca mais famosa e o grupo Mark Anthony, grupo privado do Canadá, também serviu de inspiração. São companhias com baixo capital, não tem fábrica, não tem caminhão, tem produtos com mais valor agregado, e crescimento emergente. Copiamos esse modelo que não existia no Brasil”, explicou Szpigel.
 
Em 2018, Szpigel criou a F!VE Drinks, nos Estados Unidos. No final de 2020, o executivo trouxe a marca ao Brasil e, ao encontrar outras três marcas com propósitos parecidos dentro do mercado de bebidas premium, juntou os grupos, criando a Better Drinks. 

O executivo lembra que todas as marcas vinham de um crescimento orgânico, com uma comunidade forte, além do fato de olharem para o novo consumidor, ao mesmo tempo em que olhavam para as tendências do mercado. 

“Eu saí da Ambev em 2018, era head de uma operação americana que basicamente cuidava de marcas premium, cervejas artesanais, estávamos começando a olhar novos produtos, e saí para montar uma das nossas marcas, que é a Five Drinks”, explicou o executivo da Better Drinks. 

“A Five vem ao Brasil em 2021 e ao longo do ano conhecemos outros empreendedores brilhantes, a turma da Vivant, que já era líder de vinho em lata, a turma da Baer Mate e a turma da Praya. Aí juntamos os grupos, aportamos capital, juntamos capital de investidores, aproximadamente R$ 25 milhões e lançamos a Better Drinks”, afirmou Szpigel. 

A aposta da Better Drinks agora é na marca “Vermelhão”, lançada em conjunto com Gusttavo Lima em abril deste ano, o que também é uma tendência vista nos mercado dos EUA, onde celebridades fazem contratos com marcas e ajudam na criação de produtos. 

“Uma das marcas maiores da companhia é muito recente e o sucesso vem do mercado brasileiro entender o tamanho que o sertanejo tem, que o ícone Gusttavo Lima tem”, disse Andrea Fernandes . 

Para Felipe Szpigel, o “Vermelhão” é o resumo do produto certo, com o sócio certo, construído de uma forma autêntica. 

“Gusttavo [Lima] era um tomador da categoria, líder da categoria e tinha um nome carinhoso para o produto [vermelhão]. Então nada mais justo do que ele construir uma receita com a gente e chamar o licor como ele já chamava”, disse Szpigel. 

Mesmo sendo o último produto lançado pela Better Drinks, o Vermelhão é a terceira maior saída da empresa em termos de vendas, atrás de Baer Mate e Praya. 

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