Warren acredita em multiestratégia para atrair investidores

Igor Cavaca, gestor dos fundos da companhia, contou mais sobre a lógica de investimentos da Warren, como a pandemia da covid-19 impactou a empresa e os próximos passos da gestora

Cada investidor tem seu estilo e está tudo certo para a Warren. A asset “multiprodutos e multigestores”, tem disparado de tamanho nos seis anos de existência e, de acordo com Igor Cavaca, responsável pela gestão de fundos de investimento da empresa, eles estão apenas começando.

Criada por Tito Gusmão após observar a disparidade do modelo de investimento norte-americano para o brasileiro, a gestora já conta com mais de R$ 18 bilhões sob gestão e 17 fundos, que alternam desde renda variável, renda fixa, multimercados, cambiais e previdenciário.

Em conversa com o BP Money, Cavaca contou mais sobre a lógica de investimentos da Warren, como a pandemia da covid-19 impactou a empresa e os próximos passos da gestora. Confira:

Qual é a história por trás da criação da Warren? 
A Warren existe desde 2016. A empresa foi fundada pelo Tito e mais alguns sócios, o irmão do Tito, o Marcelo Maisonnave, que esteve também ali por todo processo inicial e pelo Bruno. A ideia da Warren nasceu lá nos Estados Unidos. O Tito  trabalhava na XP, fez a carreira ali um grande período, tava no mercado internacional, tava lá fora, trabalhando e desenvolvendo essa área de análise. Naquele momento ele começou a se questionar muito sobre como funcionava o mercado brasileiro, de agente autônomo, corretoras do Brasil e como estava no modelo norte-americano. O modelo norte-americano já estava passando por um processo de sair de agente autônomo e virar consultoria. E isso já estava muito desenvolvido em Londres. Também ele viu ali a oportunidade de trazer esse tipo de forma de trabalhar pro Brasil. 

Depois disso, vimos consultorias se desenvolverem bastante depois da regulamentação da CVM em 2017. E o modelo da consultoria diferente do modelo de de um agente de uma corretora convencional do Brasil é que ao invés dele receber pela distribuição do produto, ele vai receber pela consultoria do cliente. Antes o cliente, em qualquer produto que vai investir numa determinada corretora, ela vai ganhar algum rebate, quando ele vem pra Warren isso muda completamente. 

Aqui o cliente é cobrado diretamente mas toda remuneração de distribuição que a gente recebe é devolvida para o próprio cliente e a ideia por trás disso foi exatamente reduzir o conflito de interesse que é: tem um fundo que paga muito rebate, uma distribuição muito alta e provavelmente a corretora vai querer distribuir aquele fundo e indicar ele independente se ele é um bom produto ou não. 

Quando você muda dessa ótica, passamos a oferecer só os produtos que a gente tem como sendo os melhores produtos. Por quê? Porque quem está nos remunerando é o cliente e não o distribuidor. E se o cliente ganhar dinheiro, a gente passa a ganhar mais dinheiro. Então, eu tenho todos os incentivos para fazer com que esse cliente ganhe o máximo de dinheiro possível porque eu estou sendo remunerado de forma diretamente com essa com esse aumento de receita que ele vai ter. 
  
Qual é a lógica para criar um fundo na Warren? 
Nós somos hoje uma asset multiprodutos, multigestores, a gente tem do time que eu lidero, outros gestores dentro da estrutura e cada gestor vai cuidar de uma caixinha aqui dentro. A gente por ter uma asset de corretora, a gente também oferece aqueles produtos, então a gente vai ter o seguinte, na nossa grade vamos ter os produtos passivos e os produtos ativos. Os produtos passivos, a nossa ideia é que a gente entregue um benchmark pro investidor para que ele possa fazer esse acesso via fundo.

Esse produto a gente não busca, vamos dizer, gerar alpha (lucro), é mais pra permitir que o cliente tenha acesso a um determinado produto ou a um determinado índice de interesse dele. E a gente vai ter do outro lado os nossos fundos ativos. Aí neles sim a gente vai buscar gerar alfa e a gente vai ter que ter uma estratégia diferente e abordagens diferentes. E a gente é uma casa de multiestratégia. Então a gente opera lá desde o tesouro desde estratégias mais ativas e título público até as ações, cripto e mais alternativas. Nossa filosofia de investimento é baseada em investimento sistemático, por trás de toda a nossa grade seja lá do Tesouro até a nossa grade lá de ativos mais arriscados, a gente sempre tem uma estratégia sistemática por trás. Nós sempre buscamos modelar todas as nossas estratégias de investimento e utilizá-las para buscar gerar alfa no mercado. 
 
Então a gente tem um time que buca tipo estudar e desenvolver modelos matemáticos para executar essas estratégias bem como também modelos para fazer o processo de toda a execução e isso vai desde lá do tesouro até no mercado de renda variável. 
 
A gente tem fundos de crédito também. Se eu fosse colocar aqui duas estruturas grandes dentro da asset, eu diria que a gente vai ter a grande estrutura de renda variável e teremos também a grande estrutura de renda fixa/crédito. No fundo, os fundos de crédito a gente já tá fazendo esse processo de sistematizar todo o processo de investimento. Ainda é um mercado que a gente não tem preço de tela, ainda é um mercado de balcão, então é mais difícil de você sistematizar esse conhecimento, mas é uma coisa que a gente já vem fazendo com uma modelagem de crédito baseado no modelo sistemático, entre outros processos. É mais de execução do que a gente lá conversando com o broker e ele falando que vai tentar encontrar a melhor oportunidade ali no mercado. 
 
Resumindo, temos a primeira divisão entre passivo e ativo. Dentro do ativo, eu diria que temos duas grandes estruturas que são crédito e ações. Nas ações, são muito sistemáticas, baseados em investimento por fator e no crédito já sistematizando todo o processo. Mas, ainda assim, com um pouquinho daquela análise de crédito fundamentalista no processo de gestão. 
 
O cenário de crise moldou a visão estratégica de vocês? 
O que eu vejo da crise: em 2020 e 2021, no pós-crise, foram os anos em que mais crescemos. No fim do ano de 2021, tínhamos R$ 18 bilhões sob gestão. Na crise acho que a gente observa é primeiro: a gente tem todo aquele processo de mudança de forma de trabalho, então a gente começa a gente sai do espaço físico e vai para o espaço digital. E acho que foi bastante fácil pra Warren fazer, já que é uma empresa praticamente de tecnologia, né? 
 
O mercado brasileiro sempre foi muito concentrado em renda fixa e sempre foi muito concentrado nos grandes bancos, no CDB e poupança. Quando você tem a taxa de juros caindo muito naquele período, você começa a ver o investidor tentar buscar alguma outra coisa para investir.
 
Eu acho que foi nesse momento que a gente ganhou muito espaço com produtos diferenciados e um modelo de negócio diferenciado. É uma oportunidade enorme porque eu tinha um monte de gente querendo buscar alternativa que até então era raro vermos, por conta da acomodação no CDB e renda fixa.  
 
Quais são os próximos passos da Warren? 
Pensando em termos de estratégia, acho que começamos a voltar a discutir ativos de risco. Então a gente passou por um período da Selic subindo. Inclusive, até o momento estamos observando um fluxo muito forte saindo da renda variável e indo para renda fixa.
 
Estamos chegando perto de um ponto que eu entendo que vai ser o pico desse fluxo financeiro e que daqui a pouco, vamos começar a reverter o que vimos no ano de 2022. Acho que isso começa a trazer um pouco também de aquecimento da economia para os próximos anos, mesmo a gente passando por um período bastante complicado principalmente, quando a gente olha as economias desenvolvidas. 
 
É isso que vai permitir a gente continuar fazendo estratégias, as estratégias mais alternativas e mais sistemáticas que eu acho que assim, um produto muito interessante para se compor o portfólio dentro da carteira de investimento de um determinado investidor. 
 
E pra gente acho que agora é momento de expansão, estamos crescendo bastante.  Passamos por um momento agora também de desenvolver ainda mais a nossa plataforma de tecnologia, as formas de acesso aos nossos produtos e continuar focando bastante. Temos uma grade muito grande de fundos e agora a ideia é a gente mantê-los e mostrar nossas estratégias ativas principalmente conseguindo gerar sistematicamente resultados acima aí do benchmark (régua de comparação, no termo em inglês).

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