Por que a maioria das pessoas pensa que a China é pior do que realmente é? Porque isso faz parte da estratégia de internacionalização. Quando o mundo percebe que são eles que detêm a melhor tecnologia para algum produto ou serviço, provavelmente será muito difícil de modificar esse cenário. Acabo de voltar da China, onde tive uma imersão nas maiores potências tecnológicas do mundo. O que vi é simplesmente impressionante e uma verdadeira lição de estratégia e execução. A DJI, por exemplo, domina 74% do mercado global de drones, com uma liderança avassaladora. A Tencent, com seu aplicativo WeChat, tem 1,3 bilhões de usuários ativos, tornando-se a maior empresa de tecnologia da Ásia. Já o Alibaba Group atingiu um GMV de US$ 1,2 trilhão em 2023, impulsionado pelo Taobao e Tmall, dois dos maiores marketplaces globais.
Visitei também o Huawei European Park, conhecido como Ox Horn Campus, em Dongguan. Este complexo de P&D é um dos maiores do mundo, com 25 mil profissionais criando soluções inovadoras. Até os mais céticos se impressionaram com o poder de criação e inovação da Huawei. A BYD, por sua vez, é o maior produtor de carros elétricos do mundo, com quase 2 milhões de unidades vendidas. E, claro, não podíamos deixar de mencionar a Douyin (TikTok), que impulsiona 50% do crescimento do e-commerce chinês, um mercado que representa metade das vendas globais de e-commerce.
A Estratégia de Deng Xiaoping
O título deste artigo, “Esconda sua capacidade e aguarde o momento de usá-la”, é uma das seis estratégias formuladas por Deng Xiaoping em 1990. Esta diretriz tem guiado a política externa da China nas últimas décadas e é perceptível em cada aspecto de sua economia e sociedade. Ao contrário do que vemos em muitos países, onde promessas não cumpridas são comuns, a China pratica um pragmatismo exemplar.
Pragmatismo e Planejamento Chinês
O planejamento meticuloso e a devoção aos professores e especialistas colocam a China anos-luz à frente de qualquer outra nação. Seja na tecnologia, na indústria ou no varejo, as soluções chinesas são impressionantes. É evidente que devemos buscar parcerias com a China para resolver nossos desafios cotidianos. O que vemos hoje é apenas a ponta do iceberg; a maior parte do potencial chinês ainda está oculta, em consonância com o mantra de Deng Xiaoping.
O Futuro da Inovação
Com 61% das patentes de IA do mundo, investimentos massivos em infraestrutura e tecnologia, e uma obsessão pelo aprendizado, a China está preparada para liderar a inovação global pelos próximos 10 anos. A escala brutal de seu mercado interno, com 1,4 bilhão de consumidores, garante uma relação custo-benefício imbatível. Devemos entender essa realidade e nos adaptar para aproveitar as oportunidades que surgirão.
Todos os participantes da missão concordaram unanimemente: esta foi uma das viagens mais impactantes de suas vidas. O que vimos na China não foi apenas um vislumbre do futuro, mas uma prova de que, ao esconder suas capacidades e aguardar o momento certo, a China está preparada para redefinir o mundo como o conhecemos.