
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) determinou a suspensão imediata da comercialização, distribuição, fabricação, importação, divulgação e consumo dos suplementos alimentares de proteína em pó da marca Proteus/Whey Isolate Protein Mix, produzidos pela Unlimited Alimentos e Suplementos SLU Ltda.
Segundo o órgão, os produtos eram vendidos em plataformas online como Shopee e Mercado Livre, mas não possuem regularização sanitária. Além disso, não há identificação de fabricante ou importador nacional, o que infringe normas básicas de segurança e rastreabilidade.
A Anvisa também publicou uma medida semelhante contra a Bugroon Raízes Indústria e Comércio de Produtos Naturais Ltda, determinando o recolhimento de todos os suplementos e óleos comercializados pela empresa.
De acordo com a agência, a Bugroon não possui licenciamento sanitário para fabricar suplementos e óleos, mas ainda assim vinha oferecendo seus produtos em seu site oficial. Entre os itens suspensos estão:
- Óleo de Menta Piperita Bugroon
- Óleo de Sucupira Bugroon
- Óleo de Copaíba Bugroon
- Suplementos alimentares Ginkocen, Calmom, Catux, Unaro Moringa, Neuralfocus e Contradô (todos os lotes)
Além dos suplementos, a Soda Cáustica em Escamas Limpinha 99%, da empresa Guaraflex Produtos de Limpeza Ltda, também foi alvo de ação fiscal. O produto, que não tem registro como saneante na Anvisa, está proibido de ser fabricado, distribuído, divulgado e comercializado.
A agência reforçou que a fabricação e a venda de produtos sem registro representam riscos à saúde do consumidor, já que não há garantias de qualidade, pureza ou segurança.