Ícone do site BPMoney

Haddad: é possível encerrar mandato com inflação média abaixo de 4%

Haddad

Foto: Diogo Zacarias/MF

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), declarou na manhã desta quinta-feira (27) que é “absolutamente possível terminar o mandato com uma inflação média abaixo de 4% e crescimento médio beirando os 3%. Isso é a melhor inflação média de todos os mandatos recentes no Brasil”, disse. A afirmativa foi realizada durante a 3ª reunião do Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável.

content amp

Haddad também declarou que a equipe econômica não pode abandonar as metas de crescimento.

content amp

Na avaliação do ministro, o cenário externo se agravou com a manutenção da taxa de juros dos EUA e isso trouxe desafios imensos, mas a forma de combater o movimento é acelerar as reformas.

content amp

Ele acrescentou que alguns acreditam que o ciclo de commodities não permitirá esse crescimento, “mas temos que perseguir isso independentemente das condições”. As informações são do “Valor”.

content amp

Haddad chegou a dizer que o mundo está muito mais protecionista e que 2008 desencadeou uma avalanche de transformações.

content amp

Além disso, o ministro reconhece a necessidade de encarar as pressões dos gastos públicos e entende os limites de revisão dos gastos tributários, mas a agenda de elevação das receitas ainda não foi esgotada.

content amp

“Estamos atentos ao fato de que o resultado primário precisa conferir sustentabilidade à trajetória dessa dívida. Ainda não esgotamos a revisão de gastos tributários, mas sabemos os limites dessa agenda”, disse ele.

“Taxa das blusinhas” deve iniciar em 1º de agosto, diz Haddad

content amp

Segundo Fernando Haddad (PT), ministro da Fazenda, o governo deve editar uma nova MP (Medida Provisória) para estabelecer um prazo para a cobrança da “taxa das blusinhas”, que cobra 20% de imposto sobre compras internacionais a partir de US$ 50.

content amp

O motivo da MP, como explicou Haddad, é que no projeto original o Congresso não estabeleceu um período para que a taxa começasse a valer. 

content amp

Quanto a isso, o ministro seguiu afirmando que o governo deve marcar o início da cobrança para 1º de agosto, chegando a produtos eletrônicos e brinquedos asiáticos vendidos no e-commerce, especificamente, de acordo com o “Valor”.

Sair da versão mobile