Segundo levantamento divulgado pelo Instituto Aço Brasil nesta quinta-feira (19), a produção brasileira de aço bruto alcançou a marca de 3 milhões de toneladas no mês de julho, uma alta de 14,5% ante ao mesmo período do ano passado.
As vendas internas atingiram 2 milhões de toneladas, representando crescimento de 11,2% frente ao apurado no mesmo mês de 2020. O consumo aparente de produtos siderúrgicos, em julho, foi de 2,4 milhões de toneladas, apresentando crescimento de 23,9% em comparação ao mesmo período de 2020.
O bom desempenho levou o Aço Brasil a reajustar suas previsões de crescimento do consumo aparente em 2021 de 15% para 24%, devendo atingir 26,6 milhões de toneladas.
O presidente executivo do Instituto Aço Brasil, Marco Polo de Mello Lopes, afirmou que os números mostram que a indústria brasileira do aço está produzindo e atendendo seus clientes em volumes superiores àqueles verificados antes do início da pandemia do covid-19.
Lopes também criticou os pedidos de redução do imposto de importação de produtos siderúrgicos que foram apresentados ao governo.
“O mercado encontra-se plenamente abastecido e sem qualquer excepcionalidade que justifique tal iniciativa”, diz em nota publicada no site da Instituição.