Falas de Lula

Tesouro Direto: taxa do IPCA+ atinge maior valor em 9 anos 

As taxas dos títulos do Tesouro Direto seguem renovando suas máximas pregão após pregão em meio à disputa de discursos entre o governo e o BC

Tesouro Direto: títulos têm alta nesta terça-feira
Títulos do Tesouro /Foto: Freepik

As taxas dos títulos do Tesouro Direto seguem renovando suas máximas pregão após pregão em meio à disputa de discursos entre o governo federal e o BC (Banco Central). Nesta terça-feira (2), após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticar novamente o BC e referir-se a um intervencionismo no câmbio, a taxa IPCA+ 2035 subiu 0,11 p.p. (ponto percentual) e foi a 6,58%, renovando o recorde da véspera.

A última vez que o juro real dessa magnitude foi precificado neste título foi em julho de 2015, nove anos atrás. Contudo, naquele momento, o título era de vencimento maior, equivalente ao que seria, atualmente, o Tesouro IPCA+ 2045.

Uma análise do time de Research da XP sinalizou que as NTN-Bs (Tesouro IPCA+) pagaram um prêmio nesse nível em 30,7% do tempo, considerando um histórico desde 2009.

Dois eventos impulsionaram os papéis a este juro real: a crise do subprime, em 2008, nos EUA; e a crise política no Brasil, que teve seus maiores níveis em 2016 no cenário interno.

O Tesouro IPCA+ 2045 foi o que teve o menor crescimento, de 6,48% para 6,53%. Segundo o “InfoMoney:”, o histórico mostra que o dado foi alcançado pela última vez em março do ano passado.

Tesouro deve alterar a meta da dívida pública, diz relator da LDO

O senador Confúcio Moura (MDB-RO), relator da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias), afirmou, após reunião com Fernando Haddad (Fazenda), que o Tesouro deve enviar uma modificação em relação à meta da dívida pública. 

Mesmo com a alteração, Moura permanece construindo o relatório com projeções de déficit zero. “É possível que o secretário do Tesouro [Rogério Ceron] envie sim, algumas alterações de metas de acordo com essa rigidez das taxas de juros”, disse ele, segundo o “Valor”.

“Tudo é feito em cima de projeções. Um apanhado de dados que o governo tem para poder estabelecer esses parâmetros de dívida pública, de crescimento econômico. Isso (meta fiscal zero) a lei do arcabouço fiscal mantém intacto”, afirmou.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile