Já imaginou abater parte de suas contribuições para planos de Previdência Privada da base de cálculo do Imposto de Renda (IR)? Para desfrutar desse benefício é preciso ser contribuinte ou aposentado pelo INSS ou RPPS, realizar declarações de IR na forma completa, fazer contribuições para planos de PGBL, além de respeitar o limite máximo de contribuição de 12% de sua Renda Bruta Tributável para abatimento do IR.
Para investir na Previdência Privada deve ser definida três características para seus planos: Tributação Incidente (Progressiva ou Regressiva), Tipo do Plano (PGBL ou VGBL) e Fundo de Investimento escolhido para rentabilizar as aplicações.
Um Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) é um plano de previdência privada que possui o objetivo de acumular o dinheiro investido. Neste plano, no momento da contratação de renda mensal, ou de resgates, o investidor terá incidência de Imposto de Renda sobre o valor total resgatado (Valor Investido+Rendimentos).
Com esse plano, o investidor pode deduzir da sua base se cálculo de IR o dinheiro para contribuição em Planos PGBL até o limite de 12% da sua renda bruta anual. Com esse abatimento, a pessoa possuirá uma vantagem tributária, pois pode diminuir o valor a ser pago no imposto ou elevar o valor que será restituído na declaração do IR Pessoa Física.