Educação financeira

Como pagar menos imposto com sua Previdência Privada

Para investir na Previdência Privada deve ser definida três características para seus planos.

Já imaginou abater parte de suas contribuições para planos de Previdência Privada da base de cálculo do Imposto de Renda (IR)? Para desfrutar desse benefício é preciso ser contribuinte ou aposentado pelo INSS ou RPPS, realizar declarações de IR na forma completa, fazer contribuições para planos de PGBL, além de respeitar o limite máximo de contribuição de 12% de sua Renda Bruta Tributável para abatimento do IR.

Para investir na Previdência Privada deve ser definida três características para seus planos: Tributação Incidente (Progressiva ou Regressiva), Tipo do Plano (PGBL ou VGBL) e Fundo de Investimento escolhido para rentabilizar as aplicações.

Um Plano Gerador de Benefício Livre (PGBL) é um plano de previdência privada que possui o objetivo de acumular o dinheiro investido. Neste plano, no momento da contratação de renda mensal, ou de resgates, o investidor terá incidência de Imposto de Renda sobre o valor total resgatado (Valor Investido+Rendimentos).

Com esse plano, o investidor pode deduzir da sua base se cálculo de IR o dinheiro para contribuição em Planos PGBL até o limite de 12% da sua renda bruta anual. Com esse abatimento, a pessoa possuirá uma vantagem tributária, pois pode diminuir o valor a ser pago no imposto ou elevar o valor que será restituído na declaração do IR Pessoa Física.

Acesse a versão completa
Sair da versão mobile