Educação financeira

O que é receita bruta e receita líquida?

Aprenda os conceitos e como calcular as receitas.

A receita bruta e a receita líquida são dois indicadores essenciais para sinalizar como anda a saúde financeira de uma empresa. Ter conhecimento sobre esses temas pode auxiliar num processo de tomada de decisões que podem afetar a saúde do seu bolso. Através da receita é possível conhecer a evolução da organização e os resultados de sua gestão.
 
O que é receita bruta?
A receita bruta é toda a entrada de recursos proveniente das atividades exercidas pela empresa. Esse valor é chamado “bruto” pois ainda não sentiu nenhuma dedução. Desta forma ela compreende a receita total.

Na contabilidade ela é encontrada no relatório chamado demonstração de resultados do exercício (DRE). Este documento é um relatório contábil de elaboração obrigatória pelas empresas em que é exposto, de forma resumida, todas as operações financeiras de um período (trimestre, semestre, um ano etc.). A receita bruta é o primeiro item do DRE.
 
Legislação
Vale lembrar que a receita bruta em relação à tributação possui outras definições. Por exemplo, para aplicações do Simples Nacional, a receita bruta é o produto da venda de bens e serviços nas transações de conta própria. Além disso, pode ser o valor dos serviços prestados e o resultado das operações em conta de outra pessoa, exceto vendas canceladas.

Contudo, na legislação do PIS e COFINS ela é o total de receitas contabilizadas.

As deduções são formadas por descontos, devoluções ou impostos sobre as vendas. Dentre os descontos estão:
 
– Imposto Sobre Serviços (ISS): é um tributo que recai sobre a prestação de serviços realizada por profissionais autônomos e companhias.
– Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI): este é um imposto federal que incide sobre os produtos da empresa.
-Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS): recais sobre Prestação de Serviços Intermunicipal, Interestadual e de Comunicação.
 
O que é receita líquida?
A receita líquida responde ao montante que “sobra” após a dedução dos impostos sobre as vendas da empresa, abatimentos, descontos e devoluções. Desta forma, ela é utilizada para verificar o valor total que entra no caixa da instituição.

Ela também pode ser considerada de capital “limpo”, pois seu resultado aparece após a dedução dos impostos. Pois o indicador é o resultado que aparece logo após as tributações e no relatório contábil ele fica na parte superior do DRE.

Com as informações disponibilizadas por ela é possível gerar relatórios empresariais que podem auxiliar na análise de gestores e de investidores. Além disso, é por meio da receita líquida que a organização pode entender de forma mais clara como houve prejuízos ou lucros líquidos do exercício.
 
Dedução sobre a receita líquida:
– Imposto sobre Produto Industrializado (IPI): é o imposto federal que incide, exclusivamente, sobre os produtos industrializados nacionais.
– Programa de Integração Social (PIS): são contribuições sociais que tem o objetivo de financiar o auxílio-desemprego, abono e participação na receita das empresas. É devido por Pessoa Jurídica (PJ).
– Imposto sobre Circulação de Mercadoria e Serviços (ICMS): ele incide sobre mercadorias que é aplicado, somente, por governos do Distrito Federal e dos Estados.
– Contribuição para Financiamento da Seguridade Social (COFINS): contribuição federal nacional que financia a seguridade social.
 
Receita operacional líquida
A Receita Operacional Líquida (ROL) é uma “variação” da receita líquida da companhia, que equivale ao montante recebido pela venda de seus serviços prestados ou de seus produtos. Em outras palavras, ela responde ao recebimento proveniente das operações diretamente ligadas às atividades da companhia.

Com isso, o ROL não conta com receitas de caráter não previsível, como a venda de algum ativo da companhia. A partir daí, para encontrar este dado operacional, é necessário diminuir a receita bruta de vendas dos impostos, abatimentos concedidos e descontos. Além disso, também são deduzidas despesas como gastos com vendas, marketing, administrativas etc.

Vale lembrar que a receita operacional líquida não é ligada aos lucros ou prejuízos da empresa. Apesar disso, é a partir dela que são deduzidos os gastos da organização que possibilita avaliar os resultados do período.
 
Como calcular a receita
 
Receita bruta: para este cálculo é necessário ter o valor unitário de cada produto, além do volume de produtos comercializados durante o intervalo de tempo que deseja ser analisado. Então deve-se multiplicar o volume ou serviços pelo valor unitário no período a ser analisado.

Receita bruta = volume de produtos/serviços x valor unitário.
 
Receita líquida: esse cálculo é feito por meio da relação entre receita bruta e deduções, como despesas, cancelamentos e impostos nas vendas.

Receita líquida = receita bruta – dedução.

 

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